Animais para se ter em creches para as crianças

Escrito por caroline repchuk | Traduzido por fernanda lemi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Animais para se ter em creches para as crianças
Pequenos animais de estimação podem ser mantidos na sala de aula (Michael Blann/Photodisc/Getty Images)

Muitas crianças pequenas são fascinadas por animais e gostam de interagir com bichos de estimação. Manter um bichinho na creche ou na pré-escola oferece às crianças a oportunidade de se envolver no cuidado de um animal no dia-a-dia. Isso ensina às crianças a serem responsáveis pelo bem-estar do animal e apoia o aprofundamento do tema "animais de estimação" na sala de aula.

Outras pessoas estão lendo

Escolhendo um bichinho para uma creche

Há muitos fatores a serem considerados no momento de escolher um bichinho para uma creche. Ele deve ser seguro e apropriado para a idade das crianças da classe; deve ser transportável, ou deve-se combinar como cuidar dele durante os finais de semana e viagens; deve haver uma situação adequada na sala de aula para sua gaiola ou tanque, longe de correntes de ar o calor direto. Permita que as crianças se envolvam como monitoras do animal a cada semana e ajudem a ter responsabilidade pelo seu cuidado diário. As crianças pequenas devem manuseá-lo apenas sob supervisão de um adulto e precisam lavar as mão com cuidado em seguida.

Pequenos mamíferos

Os pequenos mamíferos, como os gerbilos e os porquinhos-da-índia, geralmente são adequados para creches e salas de aulas pois eles podem ficar em gaiolas que não produzirão muito cheiro, desde que mantidas limpas. Eles ficam acordados durante o dia, por isso podem ser observados e manuseados sem perturbar o padrão de sono natural deles. Esses animais são fáceis de cuidar e só precisam de alimentos, água e palha frescos todos os dias. Os gerbilos podem ser mantidos em aquários de vidro para se observar como eles fazem tocas em uma camada alta de serragem. Todos os pequenos mamíferos podem morder ou arranhar se se assustarem, mas podem se tornar muito dóceis com o manuseio cuidadoso frequente.

Peixes e anfíbios

Peixes de água fria, como o peixe-dourado, estão entre os animais mais fáceis de cuidar. Eles precisam de pouca atenção todos os dias e podem ser deixados no local durante o fim de semana. Os anfíbios, como sapos e tritões, podem ser mantidos em tanques. Muitas crianças pequenas ficarão fascinadas em ver as desovas de um sapo se desenvolverem em girinos e, depois, em sapinhos que podem ser libertados na natureza. Isso oferecerá uma excelente introdução ao tópico sobre os ciclos de vida dos animais. Os sapos tropicais precisam de um tanque aquecido e alimento especial para sapos, por isso precisarão de mais atenção.

Insetos e outros invertebrados

Existem muitos insetos adequados para uma creche que deixarão as crianças interessadas, como caramujos, besouros e milípedes. Milípedes gigantes são bichinhos seguros e podem ser manuseados com cuidado. As crianças vão gostar de alimentá-los com frutas e legumes. Elas podem manter uma tabela com o registro de quais alimentos o milípede gosta mais. Os milípedes podem ficar em um aquário, mas podem precisar de uma esteira aquecida por baixo da base do solo para ter certeza de eles estejam em um ambiente aquecido o suficiente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível