Como animar um sprite em um jogo em XNA

Escrito por timothy james | Traduzido por diego souza
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Como animar um sprite em um jogo em XNA
Alguns jogos simples são compostos inteiramente de sprites (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

O software de programação "Microsoft XNA Game Studio" possui uma classe de objetos chamada "sprite". Programadores usam sprites para mostrar gráficos 2D simples, que frequentemente incluem textos como o nome dos jogadores, seu placar, o seu nível atual e pontos de vida. Enquanto o XNA renderiza sprites diretamente na janela de visualização, use o "Content Pipeline" para criar a maioria dos outros gráficos XNA. Você pode animar um sprite usando classes especiais de programação criadas pelo XNA para manipulação gráfica.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Visual Studio com XNA instalado

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Instruções

  1. 1

    Abra o Visual Studio e localize o arquivo que contém seu construtor de jogo.

  2. 2

    Instancie ou crie um objeto de uma classe específica, vários valores constantes para representar a rotação, escala e profundidade do seu sprite. Crie uma referência para a classe AnimatedTexture e instancie-a utilizando os valores constantes como argumentos em sua função de construtor. Instancie a classe AnimatedTexture dentro do construtor do jogo.

  3. 3

    Abra o arquivo que deve utilizar o sprite e carregue as texturas necessárias. Crie variáveis ​​para representar a janela de visualização, a posição do sprite e o número de quadros que o XNA deve processar por segundo. Carregue as texturas dentro do processo ".LoadContent()". Instancie um objeto SpriteBatch para desenhar texturas e execute o processo ".Load()" da classe AnimatedTexture usando as variáveis ​​que você criou como parâmetros.

  4. 4

    Crie um processo ".UpdateFrame()" que seu sprite possa usar para fazer um loop através das animações. Crie um loop dentro do processo que incrementa um caractere variável para acompanhar o quadro da animação atual.

  5. 5

    Localize o processo ".Update()" e use a classe SpriteTexture para especificar o quadro de animação a exibir iniciando o processo ".UpdateFrame()".

  6. 6

    Localize o processo ".Draw()" de seu jogo e inicie o processo ".Begin()" da classe ".SpriteBatch()". Execute o processo ".DrawFrame()" da classe SpriteTexture usando o SpriteBatch como parâmetro. Inicie o processo ".End()" do SpriteBatch.

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