on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que é um anticorpo heterófilo?

Atualizado em 17 abril, 2017

O termo "anticorpos heterófilos" refere-se aos anticorpos que o corpo produz como parte de uma resposta do sistema imunológico a uma infecção, mas não estão relacionados com o germe. Como as pessoas comumente produzem anticorpos heterófilos enquanto estão infectadas com mononucleose, uma infecção viral causada pelo vírus Epstein-Barr, alguns médicos diagnosticam a mononucleose baseando-se na presença de anticorpos heterófilos.

Características

Muitos pacientes produzem anticorpos heterófilos dentro de uma semana após contraírem mononucleose, de acordo com a "University of Maryland Medical Center". A produção de anticorpos heterófilos é maior entre duas a cinco semanas depois que a infecção começou.

Loading...

Detecção

Os médicos detectam os anticorpos heterófilos realizando um teste de manchas de mononucleoses em uma amostra sanguínea do paciente.

Considerações

Cerca de 10% dos pacientes com mononucleose nunca desenvolvem anticorpos heterófilos, de acordo com a University of Michigan, então, um teste de manchas de mononucleose não pode determinar definitivamente a presença da doença. Em raros casos, alguns pacientes que produzem anticorpos heterófilos podem, na verdade, ter uma doença diferente, como hepatite, leucemia, linfoma, ou doença de Hodgkin.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...