×
Loading ...

Como fazer um arco recurvo de fibra de vidro

Atualizado em 17 abril, 2017

Construir um arco recurvo de fibra de vidro pode ser mais fácil do que você imagina, mesmo sem nenhuma experiência com esse material. Arcos recurvos tê, pontas voltadas para frente que produzem maior energia quando armadas devido ao seu ângulo oposto ao da corda tensionada. Um arco construído com camadas de fibra de vidro será bem forte, mas também flexível, além de durar por anos.

Instruções

Basta seguir esses passos para construir o seu arco (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Trace na superfície mais larga da tábua de madeira o desenho desejado para o arco. Preste atenção nos detalhes ao redor da empunhadura e a curvatura dos limbos em repouso. Esse será o perfil lateral do arco. Use um arco já pronto como referência, se não tiver certeza de como desenhar o seu.

    Loading...
  2. Corte o desenho da tábua para criar um molde frontal e traseiro para seu arco. Usando uma serra de fita, corte ao redor das linhas feitas no passo anterior.

  3. Coloque o molde frontal de pé em uma mesa, com sua borda dianteira para cima. Comece a misturar a resina epóxi e o endurecedor de acordo com as instruções do fabricante.

  4. Aplique uma camada de fibra de vidro sobre o molde do arco e aplique um pouco de epóxi, tendo cuidado para distribuir o produto homogeneamente. Repita esse passo nas outras superfícies do molde frontal, ao longo dos limbos do arco e da empunhadura. Molde a empunhadura para que tome a forma desejada.

  5. Coloque o molde traseiro sobre o frontal, espremendo a fibra de vidro entre os dois moldes. Usando dois grampos de mesa, prenda firme os dois moldes. Deixe secar e curar por 24 horas.

  6. Remova o arco dos grampos e desenhe nele o perfil dos limbos e da empunhadura. É preciso incluir os detalhes nos dos limbos, nos encaixes da corda e a empunhadura deve ter espaços para descanso da flecha e espaço para mãos.

  7. Corte o perfil de acordo com as linhas traçadas, com a serra de fita.

  8. Lixe as superfícies do se arco novo, começando com uma lixa 200 e depois uma lixa 440 para dar um acabamento macio. Instale a corda e teste.

Loading...

Aviso

  • Nunca atire flechas contra pessoas ou animais.

O que você precisa

  • Tábua de madeira de 5 cm profundidade x 15 cm largura e comprimento da altura do arqueiro
  • Serra de fita
  • Grampo de mesa
  • Rolo de fibra de vidro
  • Resina de epóxi e endurecedor
  • Pincel
  • Lixa de papel (200 e 400)
  • Corda para arcos

Referências

Loading ...
Loading ...