Mais
×

O que é o arquivo NTUSER.DAT?

Atualizado em 17 abril, 2017

Cada perfil de usuário criado em um sistema operacional Windows possui um arquivo NTUSER.DAT. Um perfil de usuário contém os arquivos pessoais e as configurações de preferência que são específicos para cada usuário. Por exemplo, cada perfil de usuário contém uma única pasta de Documentos, configurações do menu Iniciar, propriedades da área de trabalho e histórico de navegação.

O que é o arquivo NTUSER.DAT? (laptop image by Angie Lingnau from Fotolia.com)

Função

O arquivo NTUSER.DAT é um arquivo de registro. Cada arquivo de usuário NTUSER.DAT contém as configurações de registro para sua conta individual. O registro do Windows, como descrito pela Microsoft, é um "banco de dados hierárquico central", que contém informações sobre os perfis de hardware, software e usuário contidos em um computador. O Windows está constantemente fazendo referência a seus arquivos de registro durante seu funcionamento. A configuração do registro "HKEY_CURRENT_USER" é suportada pelo arquivo NTUSER.DAT do usuário atual.

Localização

O arquivo NTUSER.DAT está na sua pasta de usuário. No Windows 7 e no Windows Vista, as pastas de usuário estão em C:\Users\nome_do_usuário.

Visualizar

O arquivo NTUSER.DAT é um arquivo oculto. Arquivos ocultos, como o nome indica, não podem ser vistos a menos que você configure as opções de pasta para mostrar arquivos ocultos. Portanto, se você não vê o seu arquivo NTUSER.DAT quando abrir sua pasta de usuário, clique com o botão direito no botão "Iniciar", selecione "Abrir o Windows Explorer", clique no menu drop-down "Organizar" no canto superior esquerdo da janela, escolha "Opções de Pasta e Pesquisa", clique na guia "Exibir", selecione "Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultos" no painel de configurações avançadas e clique em "OK".

Considerações

Excluir um arquivo NTUSER.DAT vai apagar a configuração de preferência de um usuário e pode corromper o perfil do usuário. Como o arquivo NTUSER.DAT é um arquivo de sistema, normalmente ele é bloqueado para protegê-lo da exclusão acidental. Apenas um administrador do sistema operacional logado com uma conta de usuário com nível administrativo, diferente da conta que contém o arquivo NTUSER.DAT que se deseja excluir, pode excluir um arquivo NTUSER.DAT.

Mais

O arquivo de log NTUSER.DAT, que está listado como um arquivo de texto, faz o backup do arquivo NTUSER.DAT. Se ocorrer um erro no arquivo NTUSER.DAT, o Windows usa o arquivo de log NTUSER.DAT para corrigi-lo. Se um computador faz parte de uma rede, pode também ter um arquivo ntuser.ini. Arquivos Ntuser.ini são usados ​​para criar um perfil móvel para um usuário que não é copiado para o servidor de rede. Quando a extensão de um arquivo DAT NTUSER.DAT é alterada para NTUSER.MAN ele cria um perfil de usuário obrigatório que não é configurável pelo usuário. Neste caso, sempre que um usuário encerra sua sessão, todas as alterações feitas nas configurações de preferências do usuário não são salvas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article