O que é um arquivo torrent?

Escrito por jack busch Google | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um arquivo torrent?
O torrent está se tornando muito usado entre usuários da internet (internet image by Alexander Kosenkov from Fotolia.com)

Um torrent, ou BitTorrent, é um arquivo que é transferido usando o modelo "peer-to-peer" de compartilhamento, criado em 2001. Este protocolo de compartilhamento de arquivos é geralmente usado para grandes arquivos. Os torrents atraíram muito a atenção da mídia devido ao seu uso desregulado e à tendência à troca ilícita de dados. Entretanto, nem todos os torrent são ilegais.

Outras pessoas estão lendo

Função

Em um download convencional, um arquivo ou um grupo de arquivos é transmitido de um computador para outro. Os dados ficam armazenados em um servidor central e são transferidos a partir da requisição de um usuário.

Um torrent, entretanto, distribui dados de maneira diferente. Não funciona como o arquivo armazenado que é transferido. O torrent apenas contém informação sobre o arquivo que o usuário procura, sendo uma espécie de índice. Ele o divide o arquivo destinado em várias partes de mesmo tamanho, cada parte recebe um checksum (uma espécie de verificador) como identificação.

A transferência do arquivo é feita entre diferentes pontos (peers), e não de uma máquina para outra. As várias partes ficam armazenadas em diferentes computadores. O computador do usuário comunica-se com outros pontos para verificar que partes eles têm e fornecer as que eles precisam. Os pontos trocam pedaços de arquivos com o máximo de computadores possíveis e, eventualmente, combinam as várias partes formando o arquivo completo.

Benefícios

A transferência de arquivos por torrent é, na maioria dos casos, mais rápida que o download de um único servidor. Isso porque a demanda pelos dados, ou largura da banda, é distribuída igualmente pelos diferentes usuários. É como um grupo de egípcios tentando empurrar um bloco gigante. Enquanto um único trabalhador só consegue empurrá-lo alguns metros por vez usando muita força, centenas trabalhando juntos o moverão com relativa facilidade.

O sistema de rastreamento das partes dispersas do arquivo também permite que você continue a transferência do ponto em que ela parou após uma interrupção. Desta forma, pode-se baixar os arquivos em várias seções, sem precisar deixar seu computador ligado por longos períodos.

A descentralização dos arquivos também torna a transferência mais confiável. Se o arquivo estiver hospedado em só uma máquina, um problema nesta tornaria impossível a recuperação do arquivo. Já com o torrent, se um computador cair, os usuários continuarão transferindo o arquivo de outra máquina.

Considerações

A transferência de torrents depende do número de pontos disponíveis. Encontrar e rodar os torrents é um procedimento mais técnico que o download a partir de um servidor, sendo, as vezes, necessárias configurações no roteador e em firewalls e abertura de portas. Algumas máquinas e provedores de internet podem não ser conducentes à transferência de torrents.

Existe também uma relação de troca subentendida entre os usuários de torrent. Muitos serviços requerem que os usuários forneçam arquivos para ganhar os privilégios de download. Baixar arquivos sem contribuir à comunidade ("leeching" que pode ser traduzido como sanguessuga) é uma prática odiada entre os usuários.

Uma frustração recorrente é a impossibilidade de terminar downloads. A primeira parte do torrent costuma ser fácil de baixar, mas se poucos usuários tiverem uma parte do arquivo, você não conseguirá completar seu download a não ser que eles o estejam hospedando.

Aviso

Apesar de poucos usuários da internet terem problemas legais por baixar música pirateada, muitos provedores de internet monitoram o tipo de arquivo que é disponibilizado. Na maioria dos casos em que alguém foi processado por compartilhamento, foi devido à disponibilização de arquivos ilegais e não ao download. Com torrents, a disponibilização de arquivos geralmente é um pré-requisito para o download. Desta forma, é muito mais provável que você se complique por pirataria ilegal de programas e músicas em torrent.

Faculdades, empregadores e lugares que disponibilizam serviços de internet mantêm atenção extra à atividade de suas redes de internet. Isso porque, caso um usuário seja encontrado realizando atividades ilegais, o ônus poderá cair sobre a instituição. Por isso, muitas escolas e empresas banirão o acesso à internet após a primeira ação ilegal.

Se você estiver baixando músicas ou programas pelos quais você geralmente teria que pagar, você provavelmente está contra a lei, portanto, colocando-se em risco.

Importância

Os torrents abrem as portas para o compartilhamento mais rápido e abrangente de arquivos. Muitos grandes distribuidores de softwares preferem disponibilizar seus produtos por torrent para reduzir o congestionamento em seus servidores. Este método de distribuição também ajuda pequenas companhias independentes ou artistas que não possuam dinheiro suficiente para gravar cds.

Entretanto, torrents são uma ameaça àqueles que não desejam que seu material seja disponibilizado gratuitamente. No passado, marcas e corporações tentaram acabar com os sites que disponibilizavam pelo sistema peer-to-peer, como o Napster. Mas os torrent não necessitam de uma rede centralizada funcionarem. Só é necessário um site que anuncie o torrent e publique o arquivo. É mais difícil encerrar este tipo de distribuição. Conforme a pirataria de música se torna mais agressiva, também aumentam os esforços das instituições de direitos autorais na internet, resultando em mais proteções quando se adquire um arquivo legítimo, como a chave de produto e o número serial.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível