Artesanato com temas da praia

Escrito por erin moonyeen haley | Traduzido por julio vizo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Artesanato com temas da praia
O artesanato pode ser uma ferramentas educacional no ensino às crianças a respeito da praia e da vida oceânica (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Usar o artesanato pode ser uma maneira ideal de ensinar às crianças a respeito do ecossistema oceânico e da vida na praia. Como acontece com qualquer projeto de artesanato, é importante levar em consideração as idades, acrescentando detalhes para tornar a tarefa mais difícil, se necessário. Enquanto alguns tipos de artesanato podem ser levados para casa, outros podem ser orgulhosamente exibido na própria sala de aula.

Outras pessoas estão lendo

Aquário

Em primeiro lugar, converse com os alunos sobre que animais vivem no oceano e na praia, contrastando-os com aqueles que vivem nas florestas e, em seguida, corte imagens de revistas de animais de todos os ecossistemas ou imprima páginas para colorir, deixando que as crianças os decorem. Divida as crianças em grupos e dê a cada grupo uma caixa de sapatos, deixando-os preencher a caixa com areia. Peça-lhes que cortem tiras de papel verde brilhante para pô-las em torno das bordas, como algas. Coloque as imagens ou páginas para colorir no centro de uma mesa e teste as crianças, fazendo-as encontrar os animais que podem ser encontrados na praia e no mar. Alguns exemplos são conchas, caranguejos, medusas, cavalos marinhos, pelicanos e golfinhos. Depois que escolherem os animais corretos, peça a eles que colem as imagens do lado de fora da caixa de sapatos, e termine o projeto colocando tiras de papel azul no fundo da caixa.

Artesanato com temas da praia
Com algo tão simples como uma caixa de sapatos, as crianças podem fazer os seus próprios aquários, que representariam a praia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pintura de areia

Pegue um pedaço de cartolina e cole-a no interior de uma tampa de caixa de papelão para formar uma moldura. Dependendo da faixa etária, ajude-os a usar a cola para desenhar na cartolina estrelas do mar, conchas, peixes, cavalos-marinhos e águas-vivas, ou deixe-os fazer isso por si mesmos. Eles podem também revestir o fundo da cartolina para criar um fundo arenoso ou criar ondas. Enquanto a cola ainda está molhada, polvilhe brilho areia sobre ela para fazer uma pintura de areia da praia e da vida marinha. Outra opção é dar aos alunos conchas e estrelas do mar e deixá-los seguir suas formas com cola antes de removê-los e decorar o traçado com areia.

Artesanato com temas da praia
Use areia comum ou colorida para fazer arte (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Mosaico de mão

Reúna elementos da praia, como vidro do mar, conchas, estrelas do mar e seixos de praia. Coloque areia em baldes e peça às crianças que pressionem a mão com firmeza na areia compactada até atingir de 5 a 10 centímetros de profundidade. Com um leve toque, preencha a marca da mão com itens de praia. Misture uma xícara de água com 1 1/2 xícaras de gesso em um saco de plástico que possa ser fechado e bata a mistura. Despeje o gesso sobre a marca de mão. Use um palito de picolé para empurrar o gesso e, assim, se certificar de que ele preencha a impressão, em seguida enfiando o palito de picolé a poucos centímetros da parte inferior da impressão, como um pirulito. Espere por 45 minutos e use o palito para tirar a mão para fora da areia, cavando em torno das bordas, se necessário. Deixe a mão acabar de secar em uma toalha de papel.

Artesanato com temas da praia
Decore um mosaico de mão com estrelas do mar e conchas (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Oceano engarrafado

Pegue uma garrafa de 2 litros de refrigerante vazia e preencha o fundo com pedras, pequenas conchas e areia, polvilhando-o com glitter. Jogue tiras de grama para fingir que são algas. Preencha cerca de 3/4 da garrafa com água e adicione corante alimentício azul e adicione criaturas marinhas de plástico, se possível colocando barcos de plástico sobre a superfície. Feche a tampa com força, movimente a garrafa em movimento circular suave para demonstrar como o fundo arenoso do oceano e a vida marinha se movimentam com as marés.

Artesanato com temas da praia
Usando uma garrafa de coca-cola simples, as crianças podem entender como as marés movem o fundo arenoso (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível