Mais
×

Como fazer uma árvore de cristais de sal

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os cristais de sal são um experimento interessante em sala de aula que você pode utilizar em escolas e em casa para ensinar aos alunos o que envolve a evaporação da água salgada e a formação de cristais em grutas. Assim que tiver feito o experimento de fazer sal e cristais de açúcar, poderá dispô-los em torno de projetos feitos com cartolina, criando jardins de árvores de cristais de sal que você poderá decorar com corante alimentício. Pode usá-los até para fazer um diorama.

Instruções

  1. Recorte dois papelões em triângulos, com aproximadamente 15 cm de altura, tendo uma base de cerca 10 cm de comprimento. Faça cortes dentados ao longo das laterais dos triângulos para formar a aparência de uma árvore perene.

  2. Passe um dos triângulos por baixo do centro da base até aproximadamente 1,2 cm do topo. Corte o segundo triângulo embaixo do centro do topo até 1,2 cm da base. Conecte os dois pedaços para criar uma árvore com forma tridimensional que possa ficar de pé.

  3. Misture 1/2 xícara de água, 1/2 de sal, 1/2 de amaciante e 1/4 de xícara de amônia caseira. Mexa todos os ingredientes até incorporarem.

  4. Coloque a árvore feita de papelão de pé em uma vasilha. Certifique-se de que ela fique nivelada e reta, para que não derrube quando verter a mistura.

  5. Despeje o sal, a amônia, a água e a mistura azul no fundo da vasilha, contendo a árvore de papelão, para que ela se encharque da mistura.

  6. Coloque a vasilha em um lugar afastado. Os primeiros sinais da formação de cristais aparecem nas primeiras duas horas, assim que a árvore absorve a mistura. Em 12 horas, formam-se cristais sólidos na parte externa da estrutura da árvore de papelão, criando uma folhagem cristalizada.

  7. Continue adicionando mais detalhes à árvore, criando outros cristais em forma de flores. Adicione mais sal, amônia, água e mistura azul à vasilha para aumentar a quantidade de cristais para formar a árvore.

Dicas

  • Você pode adicionar corante alimentício verde nas pontas do papelão antes de ensopar a árvore com a mistura, para fazer com que a folhagem dos cristais em forma de flor fiquem de cor verde quando se formarem.
  • Armazene sua árvore de cristais de sal em um lugar seco para ficar afastada da umidade.

O que você precisa

  • 1/2 xícara de sal de mesa
  • 1/2 xícara de água
  • 1/4 de xícara de amônia
  • 1/2 xícara de amaciante
  • 2 pedaços de papelão de 20 x 25 cm (não canelado)
  • Tesoura
  • Vasilha misturadora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article