Mais
×

Faça as plantas crescerem mais rápido sem fertilizante

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Só porque uma planta doméstica cresce lentamente não significa necessariamente que ela exija fertilizantes. Fatores como temperatura, intensidade da luz, abastecimento de água e qualidade do solo também afetam as taxas de crescimento da planta doméstica. Fertilizante em excesso causa queimadura de raiz e atrofia o crescimento, pois ele contém sais que são tóxicos em concentrações elevadas. Alguns métodos podem fazer com que as plantas domésticas aumentem a taxa de crescimento sem fertilizantes.

Instruções

Muitas plantas crescem mais rápido na luz do que na sombra (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Posicione as plantas perto de uma janela grande voltada para o oeste ou sul, que receba luz brilhante e indireta do Sol. Embora cada espécie de planta tenha exigências diferentes de luz, a brilhante faz a maioria das plantas crescer mais rápido. Gire o vaso toda semana para dar a todas as partes da planta exposição igual à luz.

  2. Mantenha as plantas a uma temperatura de 18 a 23 ºC durante o dia e deixe que a temperatura caia até 5 ºC à noite. Nunca as exponha a mudanças rápidas de temperatura e mantenha-as longe de locais frios e do fluxo de ar quente e seco de aquecedores.

  3. Regue a planta quando a superfície do solo estiver seca ao toque. Forneça bastante água para umedecê-la completamente. Nunca deixe o solo secar completamente e nunca deixe o vaso em um prato de água. Umedeça as plantas com um umidificador todos os dias para elevar os níveis de umidade local e manter as folhas limpas.

  4. Lave o solo da planta com água abundante uma vez a cada quatro a seis meses para filtrar sais acumulados no solo. Os sais podem acumular-se devido à fertilização e evaporação, e são tóxicos para as raízes da planta. Lave o solo se você vir um depósito ou crosta branca na superfície do solo da planta.

  5. Replante a planta doméstica se as raízes emergirem do buraco de drenagem no fundo do recipiente. Use um vaso um pouco maior que o vaso utilizado e use adubo feito de partes iguais de turfa e areia ou perlita e argila ou um solo de jardim. Essa mistura permite que a água escorra livremente e fornece nutrientes. Retire uma camada superior de 2,5 cm de solo e substitua-o por adubo fresco, se você não quiser replantar uma planta. Isso fornece nutrientes do solo novos e frescos para a planta.

Aviso

  • Todas as plantas exigem alguns nutrientes. Se as plantas domésticas são cultivadas em um local quente, brilhante e recebem água regular, mas não crescem, então elas devem receber nutrientes. Considere o uso de uma alternativa orgânica de fertilizantes químicos, como sangue ou farinha de ossos.

O que você precisa

  • Janela virada para oeste ou sul
  • Termômetro
  • Regador
  • Umidificador
  • Vaso (opcional)
  • Turfa (opcional)
  • Areia ou perlite (opcional)
  • Marga ou solo de jardim
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article