Como as árvores de sequoia se reproduzem?

Escrito por jean boles | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como as árvores de sequoia se reproduzem?
As sequoias são os seres vivos mais velhos do planeta (three sequoias image by Kenneth Sponsler from Fotolia.com)

As sequoias gigantes são as árvores mais velhas - embora não as mais altas - da terra. A sequoia de Redwood é menor em tamanho, mas não em volume total, sendo as sequoias gigantes os maiores seres vivos do mundo. Essas plantas se reproduzem por semente de seus cones (ou pinhas), para isso, as sementes requerem três fatores: luz solar incidindo indiretamente; um suplemento adequado de umidade e solo contendo minerais, mas sem grama ou outras plantas para dividir a umidade disponível. Antes de as sementes terem uma chance de germinarem, elas devem estar livres dos cones rígidos e apertados.

Outras pessoas estão lendo

Floração, frutificação e produção de semente

Sequoias possuem flores macho e fêmea -- são monoicas -- portanto, existem os dois gêneros de pinha após a polinização. Os cones fêmeas são fertilizados no final do verão, dando início à formação das sementes. No final da segunda estação de crescimento após a fertilização, estes amadurecem e produzem cerca de 200 sementes cada. Já foram observadas árvores portando cones férteis a partir de 10 anos de idade, mas a maioria das árvores precisa crescer algo em torno de 150 a 200 anos para isto.

Dispersão de sementes

Antes que as pequenas sementes - com menos de 1,3 centímetros de comprimento - possam germinar e produzir mudas, elas precisam sair dos cones duros e apertados. Primeiro, este deve secar o suficiente para que as escamas ao redor das sementes encolham. Então, as sementes devem ser removidas e dispersadas. Se caírem em solo nu e receberem umidade e luz solar filtrada suficientes, existirá uma possibilidade de germinação e crescimento. Três fatores principais fornecem as melhores possibilidades de isso ocorrer, sendo dois deles, fatores animais.

Phymatodes nitidus: Besouro cerambicídeos

Este besouro é o mais produtivo dos dois animais que auxiliam a dispersão das sementes de sequoia. Sua larva come as escamas frescas dos cones, danificando sua estrutura, fazendo com que estas sequem e encolham, possibilitando a queda da semente. Os cones danificados abrem apenas algumas escamas por vez, desta forma, podem se passar seis meses antes de que a maioria das semente seja solta e levada pelo vento.

Tamiasciurus Douglasii: Esquilo de Douglas

Este esquilo, alimenta-se de escamas verdes e frescas de cones jovens. Ele abre e come as escamas, mas ignora as sementes, que são pequenas demais para ter valor nutricional suficiente. Desta forma, elas vão caindo conforme o animal rói. Os esquilos preferem cones jovens, de 3 a 5 anos, enquanto as larvas de besouros procuram pelos mais velhos. Juntos, eles permitem a disposição de sementes de cones de todas as idades.

Soltas pelo fogo

O agente mais importante no auxílio da dispersão de sementes de sequoia é o fogo. Seja controlado ou não, o fogo produz ar quente, que percorre os membros da árvore e seca os cones. Uma vez secos, soltar-se-ão da árvore e liberarão sementes no solo. Os cones que permanecem nas árvores por longos períodos de tempo, geralmente liberam suas sementes - que são dispersadas pelo vento - antes de caírem.

Desenvolvimento das sementes

Das milhões de sementes soltas dos cones, poucas encontrarão as condições para germinar. Diferente das sementes coníferas, que continuam viáveis mesmo após longos períodos de tempo no solo, as sementes de sequoia perdem sua habilidade de germinar em pouco tempo. Elas não ficam em hibernação para sobreviver, por isso, precisam germinar logo após caírem em local em condições favoráveis: com quantidade adequada de umidade, sombra parcial para que não sequem e solo rico em minerais. Se todas as condições se encontrarem, o desenvolvimento das raízes começará.

Como as árvores de sequoia se reproduzem?
As mudas só se desenvolvem se houver condições apropriadas para a germinação (Pine Tree Seedling image by Antonio Oquias from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível