×
Loading ...

Como fazer asas que batem

Atualizado em 23 março, 2017

Com as fantasias comercias de asas articuladas, trajes de corpo inteiro, luzes e sons, a fantasia feita à mão tem muita concorrência. Felizmente, a maioria das exibições e concursos apóia amadores promovendo eventos exclusivos para destacar as fantasias feitas à mão, em que elogios e pontos são atribuídos pela criatividade e talento. Um dos meios de se destacar nessas competições é adaptar uma base mecânica para fazer várias fantasias diferentes. Por exemplo, você pode usar uma base de asas que batem para fazer asas de dragão, de fada ou de anjo, que batem quando você move seus braços e ombros.

Instruções

Diversifique a cor das asas para fazer fantasias diferentes (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

    Asas

  1. Separe quatro cabides de mesmo tamanho.

    Loading...
  2. Corte o gancho de cada cabide. Use o alicate de corte para cortar o arame 2,5 cm à direita e à esquerda do gancho. Endireite o resto do cabide, formando um fio reto de arame.

  3. Dobre cada pedaço de arame ao meio. Use o alicate para moldar o meio dos cabides.

  4. Segure juntas as pontas de um arame, uma em cima da outra, para formar um X com 4 cm de arame se estendendo além da interseção. Torça as pontas uma na outra, rotacionando-as 360° para prendê-las.

  5. Segure os lados do cabide e afaste-os para arredondá-los e formar uma oval pontuda.

  6. Repita os passos 4 e 5 para dar forma a todos os pedaços de arame restantes. Meça uns com os outros para garantir que tenham o mesmo tamanho, de 1,25 cm.

    Montagem da asa

  1. Pegue duas ovais pontudas. Coloque-as uma sobre a outra, com os cortes virados para a direita.

  2. Sobreponha a oval de baixo com a segunda, de modo que os cortes se sobreponham no meio. Formam-se três pontas e uma extremidade no meio pela extremidade direita da asa de baixo e esquerda da de cima.

  3. Enrole fita isolante ao redor do cruzamento para prender firmemente os arames um no outro.

  4. Dobre as pontas do arame para que elas sobreponham o perímetro das ovais. Enrole fita isolante ao redor dos arames dobrados para prendê-los e cobrir os cortes.

  5. Vista a oval com uma meia 5/8. Puxe o cano da meia e corte o excesso de material que ultrapassar a extremidade direita da asa, onde estão os arames dobrados. Puxe bem a meia, para que ela fique esticada ao longo da asa e não enrugada. Posicione as pontas cortadas do lado direito da asa para revestir os arames dobrados. Costure as pontas do cano da meia, fechando-o.

  6. Passe cola quente sobre a costura para reforçá-la.

  7. Repita os passos de 1 a 6 para fazer uma segunda asa, mas comece de forma que os cortes da oval fiquem virados para a esquerda ao invés da direita. O resultado é uma asa que aponta para a direção contrária.

    Alças da direita e da esquerda

  1. Enrole um pedaço de elástico de 1,25 cm de largura ao redor do seu tórax, logo abaixo do peito. Segure o elástico de forma que ele fique esticado, mas não apertado. Sobreponha em torno de 1 cm das pontas do elástico. Corte dois pedaços de elástico desse comprimento.

  2. Aplique cola quente na ponta de cada elástico e sobreponha-as, como você fez quando mediu o comprimento, formando um aro. Repita isto com o outro elástico.

  3. Costure as pontas do elástico com ponto em ziguezague onde elas se sobrepõem, para fortalecer a ligação.

  4. Coloque um dos elásticos e posicione-o logo abaixo do peito.

  5. Arrume um pedaço de elástico de 2,5 cm de largura sobre o ombro para formar uma alça, de forma que as pontas atinjam, na frente e atrás, as bordas inferiores do elástico de 1,25 cm de largura; marque esses pontos no elástico de 1,25 cm com um lápis. Marque a extremidade da alça com o dedo. Corte duas tiras de 1,2 a 2,5 cm menores do que essa medida, para que a alça fique esticada quando em uso.

  6. Aplique uma gota de cola quente nas extremidades das alças e aperte-as no lugar, de forma que elas sobreponham as marcas de lápis na faixa de 1,25 cm, na frente e atrás. Costure essas sobreposições.

  7. Repita os passos 4 a 6 para fazer uma segunda alça para o outro ombro.

    Prender as asas nas alças

  1. Vista as alças da direita e da esquerda; duas faixas horizontais passam abaixo do seu peito, e uma alça passa por cima de cada ombro.

  2. Segure as asas sobre suas costas e prenda-as com alfinete no lugar. Você consegue mais articulação posicionando a asa mais próximo da escápula.

  3. Retire as alças e cole as asas no lugar com cola quente.

  4. Costure através da asa e da faixa de elástico, passando os pontos por baixo e por cima da borda do arame das asas.

  5. Coloque as alças e mova seus ombros ou o braço para fazer as asas se moverem. Encolha um ombro para fazer a asa desse lado se levantar. Mova os ombros para baixo e para trás, como que remando um barco, para fazer as asas baterem para frente e para trás.

Loading...

O que você precisa

  • 4 cabides
  • Alicate de corte
  • Alicate
  • Fita isolante
  • 4 meias 5/8 (até o joelho)
  • Agulha
  • Linha
  • Cola quente
  • Elástico de 1,25 cm de largura
  • Elástico de 2,5 cm de largura
  • Máquina de costura
  • Alfinetes de segurança

Referências

Loading ...
Loading ...