Atividades para apresentar os números decimais às crianças

Escrito por jessica westover | Traduzido por mariana munhoz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para apresentar os números decimais às crianças
As atividades com números decimais podem ajudar as crianças a aprenderem um novo conceito (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Os números decimais podem ser assustadores quando as crianças os descobrem pela primeira vez. No entanto, algumas atividades simples que incorporam o usos dos decimais podem ajudar a aliviar o estresse das crianças. Essas atividades devem ser simples e envolverem conceitos com os quais a criança já está familiarizada, como dinheiro e frações. Uma atividade bem sucedida irá acalmar a criança e ajudar a transformar a experiência de aprendizado em diversão.

Outras pessoas estão lendo

Máquina humana de decimais

Essa atividade ajuda a criança a aprender o lugar dos valores nos decimais e oferece a chance de praticar a leitura dos números decimais em voz alta. Escreva os números de 0 a 9 em cartões. Crie um cartão com a vírgula decimal. Dê uma cartão numérico para cada criança. De maneira aleatória, escolha três crianças para irem para a frente da sala e coloque-as em fileira. Segure a vírgula decimal entre duas crianças na fileira. Ajude os alunos a determinarem o valor de cada número de acordo com a posição e peça pra um voluntário dizer o número em voz alta. Crie novos decimais chamando novas crianças para a frente da turma.

Blocos de base 10

Ajude as crianças a criarem seu próprio conjunto de blocos de base 10 usando doces em tira ou segmentados, como balas ou chocolate. Dê dois doces para cada criança e peça para elas quebrarem um deles em 10 partes. Escreva um número decimal no quadro e explique sobre os valores inteiros e decimais. Explique que o doce inteiro representa o número 1 inteiro, e que as partes quebradas do doce representam o décimo. Escreva vários números decimais no quadro e peça que as crianças recriem eles usando os doces. Por exemplo, escreva 1,3 no quadro e peça para as crianças separarem o doce inteiro e três pedacinhos para representarem a figura.

Tiras de fração

Apresente os números decimais para as crianças que já aprenderam fração usando tiras de fração. Desenhe um retângulo longo no quadro, divida-o em dez partes e nomeie cada uma delas como sendo 1/10. Circule alguns segmentos e peça para as crianças escreverem a fração para o número de segmentos circulados. Para três segmentos circulados, elas devem escrever 3/10. Depois, explique que eles devem escrever a fração na forma decimal. Divida as crianças em pares e dê uma pilha de tiras de fração para cada dupla. Peça para uma criança pintar quantos segmentos quiser enquanto o outro colega na dupla escreve em forma de fração. Depois de 10 minutos, peça que as crianças troquem de função.

Dinheiro de brincadeira

Permitir que as crianças brinquem com dinheiro de brincadeira irá ajudá-las a se familiarizarem com os conceitos básicos dos decimais. Dê para cada criança um conjunto de dinheiro de brincadeira. Segure imagens de itens com etiquetas mostrando valores. Peça que as crianças pratiquem contar a quantidade correta de cédulas e moedas para que elas tenham o mesmo valor do produto. Depois peça que elas escrevam o valor. Diga para as crianças escolherem dois itens que elas gostariam de comprar e ajude elas a somarem os valores. Assim, as crianças se sentirão mais confiantes na hora de escrever e somar os decimais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível