Mais
×

Como calcular uma TIR anual com base numa TIR mensal

Atualizado em 22 fevereiro, 2018

A Taxa Interna de Retorno (TIR) é um cálculo usado frequentemente para comparar investimentos, como imóveis e apólices de seguro. Em termos simples, a TIR define o crescimento do seu investimento em porcentagem. O número é calculado a partir do valor do investimento, no final de um período de tempo, em oposição ao capital inicial e todos os pagamentos feitos durante o período. Muitas vezes, a taxa é calculada no prazo de um mês, e podem ser transformadas no retorno anual para fins contábeis. Multiplicar por doze resulta num valor aproximado, mas cálculos exatos necessitam de uma equação mais complexa.

Instruções

Programa de planilha pode acelerar os cálculos da TIR (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Adicione 1 à sua TIR mensal. Por exemplo, se a sua taxa mensal de retorno é de seis por cento, você adicionará 1 a 0,006, obtendo 1,006.

  2. Aumente esse total elevando a 12 ª potência . Neste exemplo, daria um valor de 1,0744.

  3. Subtraia 1 do total. No nosso exemplo, isso resulta em 0,0744. Expressa em porcentagem, resulta em uma TIR anual de 7,4 por cento.

Dicas

  • A Taxa Interna de Retorno é útil para comparar os investimentos, mas é apenas uma das várias análises que devem ser consideradas antes de tomar uma decisão. Ela não leva em conta as considerações do mundo real, como a tributação e diferentes graus de risco dos investimentos.
  • Programas de planilhas modernos incluem a Taxa Interna de Retorno entre suas funções, o que pode ser mais prático do que fazer cada cálculo manualmente a partir do zero.

O que você precisa

  • Calculadora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article