Atividades artísticas sobre os sentidos

Escrito por sarah lipoff | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades artísticas sobre os sentidos
Crie uma obra de arte com base nos sentidos (eye image by Pali A from Fotolia.com)

Paladar, visão, tato, olfato e audição são os cinco sentidos que ajudam a entender o mundo que nos rodeia. Atividades artísticas que envolvam os cinco sentidos são um tema que cativa as crianças a indagar a forma como elas saboreiam, cheiram, veem, sentem e ouvem como maneira de desenvolver a sua criatividade. Cative as crianças com essas atividades artísticas emocionantes e divertidas feitas com os sentidos.

Outras pessoas estão lendo

Pintura saborosa

Faça uma pintura saborosa usando pudim de baunilha e corante alimentar antes de iniciar a pintura. As cores primárias vermelho, amarelo e azul são as cores básicas. Misture pudim de baunilha de acordo com as instruções da embalagem. Divida o pudim em partes iguais em três recipientes. Adicione corante vermelho na primeira tigela, azul na segunda e amarelo na terceira. Dê a cada criança uma folha de papel para pintar com os dedos e uma colher de cada cor da tinta pudim. Deixe-os explorar a atividade misturando as cores ao mesmo tempo em que saboreiam a pintura comestível.

Desenhar com a ajuda do espelho

Dê a cada criança um pequeno espelho de mão. Diga-lhes para andarem ao redor vendo tudo o que conseguirem no espelho, seja em casa ou na sala de aula. Logo que acharem uma vista interessante, dê a elas um pedaço de papel e lápis de cor, pedindo que desenhem o que estão vendo no espelho.

Colagem de textura

Crie uma colagem de textura fornecendo às crianças vários materiais com texturas para cortar e colar em uma folha de papel de construção com 22,5 por 37,5 cm. Inclua materiais, por exemplo: feltro macio, lixa de areia áspera e papel-alumínio suave. Dê às crianças areia, lantejoulas, conchas, pequenos pedaços de massa e barbante para adicionar à colagem de textura. Logo que elas terminarem, ajude-as a elaborar uma lista com as texturas que elas sentem com as colagens que fizeram em um canto inferior usando um marcador de ponta fina.

Impressões fedorentas

Corte ao meio frutos e legumes com cheiros diferentes, como limões, laranjas, cebolas, maçãs e dentes de alho. Diga às crianças para fecharem os olhos enquanto você segura um fruto ou vegetal e passe-o debaixo das suas narinas. Veja se as crianças conseguem identificar o fruto através do cheiro. Coloque vários pratos com uma pequena quantidade de tinta têmpera guache e folhas de papel grandes em cima da mesa de trabalho. As crianças podem mergulhar os frutos e legumes na tinta, pressionando-os sob o papel para criar um design ou uma imagem padrão. Logo que a tinta estiver seca, ajude-as a escrever no papel qual foi o cheiro de cada fruto ou legume.

Coqueteleira shaker

Desenvolva a audição das crianças fazendo um shaker. Em cima de uma mesa, coloque vários artigos dentro de um recipiente, por exemplo: arroz seco, feijão e macarrão. Dê a cada criança dois pratos de papel com furos nas laterais em intervalos iguais. As crianças podem decorar o exterior dos pratos com giz de cera, tintas aquarela ou adesivos. Em seguida, coloque uma dúzia de feijões, grãos de arroz ou pedaços de massa em um prato. O outro prato é colocado na parte de cima e, em seguida, você deve enfiar barbante nos orifícios, mantendo os pratos de papel juntos. Ajude as crianças quando necessário para atar os pratos. Deixe-as testarem a forma como soam os shakers que elas fizerem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível