Brincadeiras em locais fechados para crianças de 3 a 7 anos

Escrito por greg stone | Traduzido por luiza thomaz
Brincadeiras em locais fechados para crianças de 3 a 7 anos
Jogos em locais fechados ajudam crianças pequenas a criar e a usar a imaginação (playing children image by Marzanna Syncerz from Fotolia.com)

Professores da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental têm pavor de dias chuvosos na escola. Manter crianças pequenas no interior do estabelecimento ao invés de deixá-las sair na hora do recreio pode causar frustração rapidamente. Professores espertos pesquisam e criam jogos para se jogar na sala de aula e dar às crianças o relaxamento físico e mental do qual elas precisam. Jogos para ambientes internos também possibilitam que o professor brinque com as crianças, enriquecendo o relacionamento com elas no processo.

Mistura animal

Divida as crianças em times de três ou quatro. Atribua uma parte de um animal para cada uma desenhar, como cabeça, cauda, pernas e corpo. Cada criança escolhe, sem contar às demais, que tipo de animal vai desenhar. Elas então cortam as partes dos animais que desenharam e as juntam em uma grande folha de papel. Faça cada grupo inventar um nome para o animal e contar para a classe.

Esconda o objeto

Peça a todos que abaixem as cabeças e fechem os olhos. Encontre um objeto como uma borracha, um copo ou um grampeador e esconda-o em algum lugar da sala. Peça que as crianças abram os olhos. O primeiro aluno que achar o objeto pode lhe ajudar a esconder um novo item. Para crianças da educação infantil, esconda os objetos em lugares fáceis de serem vistos e não muito longe do nível dos olhos deles. Para as mais velhas, torne a procura mais desafiadora.

Batata quente

Instrua as crianças a se sentarem no chão em círculo. Use um objeto macio como uma bola de borracha ou um bichinho de pelúcia. Prepare um cronômetro para contar 30 segundos e peça às crianças para começarem a passar o objeto umas para as outras. Encoraje-as a se livrarem da "batata" assim que a pegarem, pois ela está "quente". Quando o cronômetro disparar, a última pessoa que tocou o objeto sai do círculo e o jogo continua até só restar uma pessoa.

Crie uma história

Jogue esse jogo ou verbalmente com crianças pequenas ou com palavras escritas no quadro com crianças mais velhas. Faça com que todos façam uma fila. Comece com a primeira criança da fila, pedindo a ela que comece a contar uma história dizendo ou escrevendo uma palavra. A próxima criança adiciona outra palavra, continuando a fila. Quando a última pessoa disser ou escrever sua palavra é a vez da primeira pessoa novamente. Encoraje as crianças a criarem uma história criativa e engraçada.

Corrida de obstáculos em lugar fechado

Arrume a sala em 10 estações para a corrida de obstáculos -- as crianças podem ajudar a montar o percurso. Amarre fios coloridos entre as pernas de duas cadeiras para as crianças rastejarem por baixo. Faça uma amarelinha no chão com fita. Coloque cones no chão para as crianças desviarem. Seja criativo com as estações espalhadas pela sala. Conte o tempo que cada criança leva para passar pelo percurso de obstáculos, e as encoraje a torcerem umas pelas outras enquanto competem.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível