Bons alongamentos para educação física no jardim de infância

Escrito por ana koose | Traduzido por carolina pires
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Bons alongamentos para educação física no jardim de infância
Fazer alongamentos antes de praticar esportes ou exercícios físicos é muito importante para as crianças (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

O aquecimento antes de praticar esportes ou jogos é muito importante para crianças, especialmente se estiverem em fase de crescimento. Pode prevenir lesões, ajudar a se recuperar depois do exercício e aumentar a agilidade e flexibilidade. Além de alongar todos os músculos principais do corpo, alongamentos de aquecimento devem ser divertidos e dinâmicos, para manter as crianças focadas e entretidas.

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Comece a se mexer

Antes de começar os alongamentos, é importante que as crianças comecem a se mover para ativar a circulação sanguínea. Isso é especialmente importante caso elas tenham ficado sentadas por um longo tempo assistindo a uma aula. Você pode pedir que elas andem em volta do ginásio ou playground ou fazer um jogo curto e divertido que faça com que elas se movimentem. Para alunos do jardim de infância, o jogo é em geral a melhor forma de fazer com que eles se movam. Um bom exemplo é propor uma brincadeira de Gato e Rato. Faça com que todas as crianças usem um rabo de rato e corra atrás delas até capturar todos os ratos e coletar seus rabos.

Alongando as pernas

Um alongamento simples para as pernas que pode ser fácil para alunos do jardim de infância é ficar em uma postura reta, dobrar o corpo e tentar alcançar os dedos dos pés com as mãos. Outro bom alongamento é o exercício de chute, em que as crianças ficam equilibradas em um pé e chutando com a outra perna várias vezes. Isto não apenas vai aquecer as pernas, mas vai também aumentar sua coordenação. Uma forma simples para uma criança de 5 anos alongar suas canelas é ficar de pé com um pé na frente do outro, ambos virados para frente, e dobrar o joelho da frente, segurando esta posição por 15 segundos.

Alongando os braços

Existem várias formas de fazer com que crianças alonguem os músculos dos braços. Uma delas é fazer com que elas façam círculos com os braços estendidos para os lados. Para alongar os ombros, peça que eles cruzem um braço para o lado oposto enquanto seguram o cotovelo com a mão do outro braço, ou que estiquem os braços para cima o máximo que conseguirem.

Alongamentos para costas e pescoço

Junto com as pernas e braços, é muito importante que as crianças alonguem e aqueçam suas costas e pescoço. Uma forma de aquecer o pescoço é fazer com que inclinem a cabeça para a esquerda e segurem por 15 segundos, depois repitam para a direita. Este é um exercício simples que os alunos conseguirão seguir facilmente. Peça que empurrem os quadris para frente e fiquem nesta posição por 15 segundos, e então façam o mesmo para trás por mais 15 segundos.

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