Atividades para crianças que estão aprendendo a usar a tesoura

Escrito por alice ladkin | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para crianças que estão aprendendo a usar a tesoura
Saber como cortar com tesoura é uma habilidade importante para a criança aprender (Katy McDonnell/Digital Vision/Getty Images)

Assim como aprender o alfabeto ou andar de bicicleta, saber como cortar com tesoura é uma habilidade importante para a criança. Para que corte corretamente, ela deve desenvolver força nos dedos e melhorar a coordenação motora. Com algumas atividades úteis e divertidas, as crianças que estão dispostas a aprender podem desenvolver a competência com a tesoura e se beneficiar em saber como cortar bem e com segurança.

Outras pessoas estão lendo

Praticando o uso da tesoura

Antes de deixar a criança usar a tesoura, faça-a praticar atividades que fortaleçam os dedos para que se acostume com a ideia de usá-la. Dê uma pinça ou pegadores de macarrão e mostre como pegar vários objetos, como balas ou blocos pequenos. Torne a atividade emocionante apostando quem vai encher primeiro um copo usando esses itens. Encoraje-a também a brincar com pistolas de água, brinquedos e vaporizadores espirrando água em uma parede ou calçada. Praticar essas atividades ajudará a criança a se acostumar com o movimento de abrir e fechar as mãos, do jeito ela faria usando uma tesoura.

Atividades para crianças que estão aprendendo a usar a tesoura
Usando pegadores de macarrão ou salada a criança fortalecerá os dedos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Cortar massa para modelar

Quando a criança aprender como segurar e usar um par de tesouras, deixe-a praticar com massa para modelar. Essa é uma atividade prática, segura e divertida, ideal para se fazer antes de usar um par mais afiado, pois faz com que se acostume ao movimento de cortar. Ajude a criança a cortar moldes da massa com o tipo de tesoura apropriada. Caso queira, esses moldes podem ser enfeitados.

Atividades para crianças que estão aprendendo a usar a tesoura
Cortar massa para modelar é ideal para iniciar a prática com a tesoura (Polka Dot/Polka Dot/Getty Images)

Cortando linhas e formas

Cortar linhas e formas é uma atividade simples para fazer com crianças que estão aprendendo a usar a tesoura. Comece encorajando-a a cortar um pedaço de cartolina, usando linhas pré-impressas como guia. Quando a criança conseguir cortar o papel em uma linha reta, deixe-a cortar várias formas com pontos pré-impressos, incluindo quadrados, triângulos e círculos. Para uma atividade mais complexa com tesoura, faça com que ela corte espirais pré-impressas na cartolina. Elas podem ser utilizadas como decoração ao serem penduradas no teto, janelas ou batentes de portas.

Atividades para crianças que estão aprendendo a usar a tesoura
Deixe a criança cortar formas em cartolina para que pratique o uso da tesoura (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Artesanato com a tesoura

Quando a criança estiver acostumada a cortar linhas básicas e formas, ela pode aprender como usar a habilidade com itens mais complexos. Ajude-a a fazer uma lagarta de papel juntando cinco círculos recortados. Enfeite a lagarta usando limpador de cachimbo para os pés e antenas e desenhe um rosto alegre. Imagens complexas também podem ser criadas, como uma casa ou um caminhão, cortando diferentes formas e juntando-as. Uma aranha de papel pode ser feita ajudando a criança a cortar um círculo, com um rosto feliz desenhado nele e nove tiras de papel. Grampeie oito tiras ao rosto para fazer as pernas e dobre os finais para criar os pés. Fixe a nona tira no meio do rosto para criar uma teia de aranha por onde a criança poderá segurá-la.

Atividades para crianças que estão aprendendo a usar a tesoura
Ensine uma criança a fazer uma lagarta de cartolina (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível