Atividades de medição de capacidade para ensino na pré-escola

Escrito por aline lindemann | Traduzido por barbara silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de medição de capacidade para ensino na pré-escola
Permita que as crianças utilizem objetos do dia-a-dia para praticar estimativas sobre capacidade (set of blue glasses and water pitcher image by robert paul van beets from Fotolia.com)

Os conceitos de volume e capacidade sempre são ensinados em conjunto e os termos são usados indistintamente. No nível pré-escolar, as lições são simples e manuais. Atividades que lecionam estimativa, comparação - maior que, menos que - e unidades de medida básicas podem ser definidas como trabalhos centrais, de aprendizado cooperativo ou individuais.

Outras pessoas estão lendo

Estimativa

Encha três jarras completamente diferentes com a mesma quantidade de jujubas, arroz, botões ou areia. Peça às crianças para adivinharem ou estimarem qual contém mais. Debata sobre quanto cada recipiente poderia ter e compare a capacidade de cada um. Despeje seus conteúdos em copos medidores para mostrar como a capacidade pode nos enganar, fazendo-nos pensar que a quantidade real é diferente. Essa atividade pode ser usada para introduzir uma lição sobre medidas.

Atividades de medição de capacidade para ensino na pré-escola
Ensine estimativa com exemplos tridimensionais (jelly beans in a glass jar / candy image by Katrina Miller from Fotolia.com)

Comparação

Ensine a linguagem de comparação e quantidade matemática -- "maior que", "menos que" e "igual a" - deixando as crianças despejarem água em copos de medida iguais - recipientes com capacidade idêntica - rotulados com letras. Peça para lhe mostrarem as comparações. Por exemplo, eles deverão ser capazes de demonstrar o que parece se o recipiente "A" contiver mais água que o "B". Instrua-os para mostrarem o que parece se os dois vasilhames tiverem a mesma quantidade.

Atividades de medição de capacidade para ensino na pré-escola
Deixe as crianças derramarem água para experiência manual com comparação (measuring cup image by Antonio Oquias from Fotolia.com)

Medida

Disponha uma fileira de copos medidores - que possuam marcações claras - contendo diversas quantidades de água. Peça às crianças para escreverem a quantidade de cada um. Em seguida, defina uma área com vários recipientes de medida de capacidades desiguais - provetas, copos plásticos de medida e copos medidores de líquidos - e itens secos como feijões, contas, areia ou botões, que possam ser pegos ou derramados dentro ou fora dos vasilhames. Discuta as marcações de medidas na lateral do copo, fazendo perguntas sobre a capacidade de cada um. Desafie-os a usarem essas marcações para mostrarem medidas específicas e responderem sobre as quantidades.

Atividades de medição de capacidade para ensino na pré-escola
Desafie os estudantes a olharem e lerem as marcações de medidas (vintage measuring cups image by Scott Williams from Fotolia.com)

Experimentos externos

Deixe os alunos usarem baldes, carrinhos e vasos para testar a capacidade. Permitindo-lhes ter lições de sala de aula através da aplicação ao dia-a-dia, as atividades externas lhes darão a chance de transferir a informação de um contexto a outro. Deixe-os colocarem pedaços de madeira, água, sujeira ou areia e discuta a capacidade de cada recipiente. Debata o quanto o entendimento de medida e capacidade tem aplicações na vida real em jardinagem, construção e escavação.

Atividades de medição de capacidade para ensino na pré-escola
Dê aulas externas para reforçar o que é ensinado em sala (pelle et seau image by christophe denis from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível