Saúde

Atividades para pacientes com alzheimer

Escrito por molly land | Traduzido por camille sampaio
Atividades para pacientes com alzheimer

Pode ser desafiador ter ideias de atividades para pacientes com alzheimer

Pode ser um grande desafio ter ideias de atividades para pacientes com alzheimer. Com níveis médios e avançados da doença, os pacientes podem ter pouquíssima atenção e pouco controle sobre os seus movimentos físicos. Pacientes no início da doença podem ficar deprimidos e frustrados com sua incapacidade de realizar tarefas que antes eram fáceis.

Outras pessoas estão lendo

Atividades divertidas

Entretenha o seu paciente em atividades que já foram divertidas para ele para ver se estimulam seu interesse. Qualquer atividade que ele goste de fazer e que estimule sua mente e faça com que realize movimentos físicos será benéfica para seu corpo, mente e espírito. O objetivo das atividades deve ser proporcionar prazer e não tentar fazer com que ele atinja um certo nível de habilidade. Por exemplo, se o paciente antes foi interessado por jardinagem, deixe-o entrar em contato com a terra e puxar raízes ou plantar sementes.

Atividades em grupo

Use jogos que tenham apelo a todos os níveis de habilidade, como bater em um balão pendurado por uma corda e suspenso sobre uma mesa redonda, à qual os pacientes estejam sentados. Se possível, separe os pacientes de acordo com a gravidade da doença para que os menos afetados possam trabalhar com quebra-cabeças e ler livros, enquanto os em estado mais grave fiquem ocupados com atividades mais simples, como apertar bolinhas antiestresse e brincar com bolas penduradas.

Dignidade

Trate aos seus pacientes com dignidade e como os adultos que são, mesmo que eles ajam como crianças. Evite jogos e quebra-cabeças que sejam obviamente feitos para crianças e que tenham personagens de desenhos animados. Quebra-cabeças são bons para exercitar a mente, mas prefira os com paisagens da natureza ou de animais no lugar de desenhos.

Atividades passivas

Ligue o rádio em uma estação antiga ou toque música clássica. Quase todos adoram música e os pacientes com alzheimer podem se lembrar de músicas antigas muito tempo depois de terem esquecido várias outras coisas. Outras atividades passivas incluem assistir a filmes e seriados antigos. Tenha cuidado com os filmes violentos ou assustadores, pois vários pacientes têm problemas de ansiedade e podem ficar agitados com estes programas. Alguns deles podem não distinguir entre fantasia e realidade. Escolha programas divertidos e otimistas.

Atividades funcionais

Avalie as habilidades do seu paciente e depois selecione atividades que sejam seguras para ele, lembrando-se de que o alzheimer causa problemas com a coordenação, além de pobreza de julgamentos. Atividades que serão provavelmente agradáveis para os pacientes são varrer, lavar louças, limpar mesas, varrer folhas, jardinagem, usar aspirador de pó e dobrar toalhas. Conforme a doença progride, os pacientes tendem a realizar comportamentos repetitivos e podem realmente se divertir ao limpar uma mesa por um longo período de tempo. Para os que estão no estágio inicial da doença, inclua atividades mentais, como palavras cruzadas ou quebra-cabeças, para manter suas mentes ativas na esperança de desacelerar a progressão do alzheimer.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media