Que atividades podem ser usadas para ensinar ciclos de vida à segunda série?

Escrito por caprice castano | Traduzido por lara scheffer
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Que atividades podem ser usadas para ensinar ciclos de vida à segunda série?
As lições de ciências da segunda série sobre ciclos de vida incluem alguns exemplos interessantes (Ableimages/Photodisc/Getty Images)

O currículo padrão de ciências da segunda série inclui a biologia básica e o ciclo de vida. Ensinar essa parte da matéria é uma das lições mais interativas e interessantes para os alunos, principalmente nessa idade. O simples entendimento de como o ciclo de vida de várias plantas e animais funciona pode ser bem prático nesse nível. A admiração do descobrimento, para a turma, enquanto veem as lições virarem realidade frente aos seus olhos cria uma experiência memorável enquanto eles aprendem.

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Cultive algo

Pode-se usar plantas cultivadas pelas próprias crianças como uma maneira de interagirem e observarem um exemplo de ciclo de vida completo. Cada criança pode usar um recipiente reciclado, como uma caixa de leite, um copo de isopor ou a parte inferior de uma garrafa PET. Os estudantes podem usar um meio de crescimento no recipiente, adicionar a semente e água e documentar o crescimento. Um plano de estudo que inclua as partes de uma semente, os estágios de crescimento, o ciclo completo da planta até tornar-se flor ou fruta e a produção de sementes, pode ser usado, conforme as sementes germinam durante as aulas. As crianças podem levar a planta para casa para completar o ciclo de crescimento quando a atividade terminar.

Girinos

Um aquário de girinos é uma ótima atividade para se ensinar sobre o ciclo de vida dos sapos. Os materiais da lição incluem uma cópia do ciclo de vida do animal, no qual as crianças possam colorir e colocar os animais na ordem correta. O aquário onde os girinos crescem é uma estação de pesquisa, e todos os dias os alunos podem documentar as mudanças no crescimento em um diário de ciências, conforme observam os animais. Outras atividades podem incluir observar um sapo adulto, se for possível leve um para a sala de aula, ou faça uma visita a um lago próximo. Se não, fotos, gravuras ou outros artifícios visuais podem ser usados para mostrar os sapos adultos enquanto as crianças os comparam aos girinos em aula. Quando eles atingirem um estágio mais avançado, devem ser devolvidos à natureza.

Comparação

A comparação dos ciclos de vida de diferentes animais cria uma experiência de aprendizado que demonstra como os animais seguem um padrão semelhante, mesmo com as diferenças entre as espécies. Use planilhas que falem sobre o ciclo de vida de um sapo, uma borboleta e um veado, e compare anfíbios, insetos e mamíferos. Enquanto a classe discute esses ciclos, o professor pode utilizar artifícios visuais para mostrar os diferentes estágios do ciclo. Como parte ativa das atividades, as crianças podem desenhar em uma folha de papel em branco dividida em quatro partes, o ciclo de vida de um dos animais que estudaram. Uma segunda folha deve ter 1/4 cortado fora e ser presa à primeira, para que a criança possa girá-la e mostrar os ciclos que desenhou.

Borboletas

Assistir ao ciclo de vida de uma borboleta em aula é uma lição comum que encanta as crianças com o processo de descoberta, conforme a borboleta muda. Uma lagarta pode ser colocada em um terrário grande com plantas. Existem lagartas disponíveis para compra na internet ou você também pode coletá-las na natureza. Uma tampa é colocada no terrário e as crianças observam os estágios da lagarta criando seu casulo, e depois saindo dele como uma borboleta, para ser liberada. Um plano de aula inclui a estação de pesquisa, assim como desenhar e discutir o ciclo de vida completo.

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