Mais
×

Atividades sobre Moisés e as 10 pragas do Egito para crianças

Atualizado em 17 abril, 2017

A história bíblica de Moisés e as 10 pragas do Egito fornece muitas oportunidades para fazer atividades e artesanatos com crianças. Elas amam encenar as partes da história e isso as ajudará a lembrá-la. Essa história possui muitas facetas, então utilizar várias atividades diferentes para ilustrar cada parte dela é a melhor opção. Essas atividades utilizam apenas itens básicos que podem ser encontrados em casa.

Ensine a história de Moisés e as 10 pragas do Egito para as crianças de forma divertida (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Livro de colorir sobre as 10 pragas

Comece as atividades com seus filhos discutindo sobre as 10 pragas. Elas são: o Rio Nilo se transformando em sangue, sapos, piolhos, mosquitos, doenças, sarna, granizo, gafanhotos, escuridão e a morte do filho primogênito. Imprima páginas para colorir com todas as pragas (veja abaixo em Recursos), peça para seus filhos pintarem e faça um furo no canto superior esquerdo, amarrando uma fita através dele. Seu filho terá um "livro das pragas" para ajudar a reforçar a informação durante as atividades restantes.

A coroa do Faraó e o bastão de Moisés

Corte uma tira de cinco centímetros de largura de papelão, em um tamanho que sirva na cabeça de seu filho, e junte as duas pontas. Dê à criança pedaços de papéis prateados para colar na coroa, junto de joias de plástico, purpurina e lantejoulas. Quando a coroa estiver pronta, uma criança pode fazer o papel do Faraó e outra o de Moisés. Dê a Moisés um bastão e uma cobra de borracha. Ele pedirá ao Faraó para "deixar meu povo ir" e fazer milagres, como transformar seu bastão em uma cobra.

Encenando as pragas

Comece a encenar as pragas. Dê a cada criança um copo de água. Antes que elas comecem a beber, coloque três gotas de corante comestível vermelho em cada copo, transformando a água em "sangue". Peça às crianças para recortarem sapos, piolhos, mosquitos e gafanhotos de papel. Esconda as pragas em lugares estratégicos da casa. Lugares bons para escondê-las são gavetas, pratos, baldes, copos, sapatos, a pia e balcões. Cubra todos os lugares possíveis com as pragas para que as crianças tenham uma ideia de quão devastadoras elas foram. Coloque um balde de gelo na pia para ilustrar o granizo. Sente em um quarto escuro por cinco minutos para encenar a escuridão.

A última praga e a Páscoa

Converse com as crianças sobre a última praga, que foi a morte do filho primogênito. Então, explique como Deus protegeu as famílias judias através da Páscoa. Peça às crianças para pintarem pratos de papel com tinta vermelha para representar a pintura das portas com sangue. Pendure os pratos na geladeira antes de ir dormir. Você também pode fazer uma refeição de Páscoa para o jantar. Inclua biscoitos para ilustrar o pão sem fermento, cordeiro para representar o sacrifício e raiz-forte, como as ervas amargas, para representar a escravidão no Egito.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article