Aula de ciências fundamental sobre as estações e as mudanças nas árvores

Escrito por ashley black | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Aula de ciências fundamental sobre as estações e as mudanças nas árvores
O outono traz a mudança de cores e a queda das folhas para árvores (Comstock/Comstock/Getty Images)

Os alunos em sua aula de ensino fundamental sem dúvida podem sentir e ver as mudanças no mundo conforme a mudança das estações, mas eles provavelmente não entendem o motivo delas ocorrerem. Seu trabalho como professora de ciências fundamental é ensiná-los os conceitos básicos de ciências e informações, incluindo ao menos uma aula sobre as estações da Terra. Um modo fácil de ensinar às crianças pequenas sobre as mudanças nas estações é demonstrando através da troca de folhas nas árvores ao redor.

Outras pessoas estão lendo

Palestra

Comece a aula com uma palestra preparada. Já que sua turma deve ter entre as idades 6 e 12 anos, mantenha sua palestra divertida e amigável. Inclua informações básicas sobre por que temos as estações e o mecanismo de suas mudanças. Foque sua aula em como as mudanças de estações afetam as árvores. Crie uma aula interativa na qual você pede aos alunos para participarem. Por exemplo, pergunte a sua turma quando as folhas mudam e se alguém sabe por que isso acontece. Encoraje-os e responda às questões do seus alunos.

Recursos visuais

Incorpore recursos visuais em sua palestra. Use uma apresentação de slides, apresente videoclipes ou simplesmente mostre imagens conforme você faz sua palestra. Adapte suas informações e recursos visuais para a idade de seus alunos. Alunos mais novos se beneficiam de informações simples e imagens e vídeos mais amigáveis. Alunos mais velhos podem aprender informações mais complexas e recursos visuais de imagens reais.

Atividade

Após a palestra, coloque os alunos para participar de uma atividade relacionada às mudanças nas árvores devido as estações. Para o primeiro e segundo ano, tire cópia de imagens de livros de colorir de árvores nas quatro estações. Peça-os para pintar as árvores de acordo com as estações. Para alunos do ensino fundamental de qualquer idade, peça para os alunos dividirem um pedaço de papel em quatro partes e para desenhar uma árvore como ela parece em cada estação. Para uma atividade mais longitudinal, leve os alunos para fora para observar árvores vivas. Se possível, escolha uma árvore próxima à sua sala de aula e leve seus alunos para lá ao menos uma vez por estação para observar as mudanças sazonais. Durante cada visita, pergunte aos alunos o que está acontecendo dentro e fora da árvore para produzir essas mudanças visíveis.

Recapitulação

Quando a atividade estiver completa, reúna os alunos em um grupo para resumir a aula. Repasse brevemente os pontos principais de sua palestra para lembrar seus alunos sobre os aspectos mais importantes da aula. Alternativamente, reúna os alunos e faça perguntas sobre aspectos específicos das mudanças das árvores nas estações para ver quanta informação eles absorveram de seu plano de aula.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível