Mais
×

Como avaliar móveis antigos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Colecionar móveis antigos é uma atividade cara. Por isso, não se deve cometer erros e comprar um item enganoso que você pensou que valeria centenas de reais ou mais.

Instruções

Avaliando móveis antigos

    Sinais de idade

  1. Meça o móvel, pois a madeira encolhe conforme envelhece até cerca de 0,3 cm a cada 30 cm. Se o móvel for antigo, suas dimensões não serão uniformes. Ele não terá a mesma largura em todos os pontos e um tampo de mesa não será completamente redondo.

  2. Deslize as mãos sobre ele e ilumine-o com uma lanterna por toda a superfície de madeira para detectar fissuras e ondulações que aparecem com a idade.

  3. Verifique na parte de baixo para ver se há deformações ou flambagem da madeira, que são inevitáveis.

  4. Procure por uma parte que tenha desbotado por causa da exposição desigual à luz e ao sol. Um móvel antigo que tenha ficado encostado em uma parede por anos irá aparentar a idade com diferenças nítidas na coloração.

  5. Verifique a madeira por baixo das ferragens. Ela deve mostrar contrastes ainda mais nítidos na coloração.

  6. Observe os parafusos, pois alguns fabricados antes de 1840 tinham cabeças chatas e não afiladas.

  7. Procure por indícios de desgaste natural e pelo acúmulo de poeira e de sujeira nos cantos e fendas do móvel.

  8. Verifique a moldura debaixo do revestimento para ver se há orifícios de pregos de revestimentos anteriores. Um móvel antigo pode ter passado por várias trocas de tecido.

  9. Utilize um nivelador de bolso sobre peças de vidro ou sobre espelhos, pois também deformam com a idade.

    Sinais de que o móvel é novo

  1. Observe atentamente as várias peças de madeira usadas no móvel - particularmente as beiradas e os pés. Diferenças entre as peças poderiam indicar que algumas delas foram substituídas.

  2. Cuidado com as bordas lisas feitas por serras elétricas em contraste com aquelas irregulares feitas por serrote.

  3. Verifique as diferenças entre o estilo antigo de montagem e o encaixe do tipo macho e fêmea, mais moderno.

  4. Inspecione o móvel para verificar orifícios antigos ou preenchidos de pregos ou parafusos que possam ter sido feitos quando ele foi originalmente construído.

  5. Abra as gavetas e portas e procure por orifícios de parafusos que indiquem que os puxadores e dobradiças originais foram retirados.

  6. Observe os encaixes do tipo rabo de andorinha. Encaixes desse tipo novos são feitos a máquina ou são bem mais estreitos que aqueles largos (de até cerca de 1 cm) feitos no século 19.

  7. Compare todos os encaixes rabo de andorinha do móvel. Os perfeitos podem significar que ele é bem mais novo do que o anunciado. Diferenças grosseiras sugeririam que as peças foram substituídas.

  8. Verifique as superfícies. Uniformidade na coloração, textura e suavidade indica que o móvel é novo ou recebeu novo acabamento.

Aviso

  • A substituição das ferragens pode não afetar o valor de um móvel antigo europeu, mas isso pode acontecer caso ele seja americano. Falsários tentam imitar sinais de desgaste e envelhecimento e utilizam ferragens e parafusos antigos para falsificar móveis novos.

O que você precisa

  • Trenas
  • Lentes de aumento
  • Lanternas
  • Niveladores de bolso
  • Conjuntos de chaves de fenda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article