Como fazer backup de um laptop em um disco rígido externo

Escrito por heather lindsay | Traduzido por contributing writer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer backup de um laptop em um disco rígido externo
Um disco rígido externo fornece uma opção segura para fazer backup de um laptop (external drive image by Albert Lozano from Fotolia.com)

Fazer backups do seu laptop regularmente é um jeito importante de evitar a perda de dados, como fotos e filmes da família ou documentos financeiros. Os métodos disponíveis para fazer um backup incluem o software nativo do Windows, softwares fornecidos pelo fabricante do disco rígido externo, programas gratuitos como o GFI Backup 2009 ou Fbackup, e software que você pode comprar. Programas como o Windows Backup e Restauração, GFI Backup e o Fbackup possuem uma opção de restauração também.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Disco rígido externo
  • Software de fazer backups

Lista completaMinimizar

Instruções

    Backup e restauração do Windows

  1. 1

    Conecte o disco rígido externo à porta USB ou Firewire do laptop. Estas estão localizadas em um dos lados do laptop e só encaixam com cabos para o seu tipo específico de porta. Essas portas também possuem um formato que faz com que os cabos só encaixem em uma posição.

  2. 2

    Clique no botão “Iniciar” localizado no canto esquerdo inferior da área de trabalho do Windows.

  3. 3

    Selecione “Painel de Controle” no menu no lado direito.

  4. 4

    Clique no link “Sistema e Segurança” e depois em “Backup e Restauração”.

  5. 5

    Clique no link do lado direito da página para “Configurar backup” se você ainda não tiver usado o programa previamente para fazer um backup do laptop. Isso requer acesso como Administrador ao laptop.

  6. 6

    Selecione o disco rígido externo da lista de opções para armazenamento do backup e click em “Avançar”.

  7. 7

    Selecione a opção de como você deseja que o backup proceda – “Deixar o Windows Escolher” ou “Deixar que eu escolha” e clique em “Avançar”. Independentemente de qual opção você escolher, o Windows não faz backup de arquivos de programas.

  8. 8

    Escolha pastas e arquivos que você deseja fazer um backup. Se você tiver selecionado “Deixar que eu escolha”, clique em “Avançar”. Uma imagem do sistema presente no disco rígido também pode ser incluída nesse processo. Ela pode ser usada com o disco de instalação do Windows ou com um disco de reparação do sistema para que você possa restaurar completamente o conteúdo do laptop.

  9. 9

    Verifique as configurações de backup quando for solicitado e clique em “Salvar Configurações e Executar Backup”. Uma janela aparecerá para informar sobre o progresso do backup.

    Copiar e colar

  1. 1

    Conecte o disco rígido externo na porta adequada do seu laptop, como a porta USB ou Firewire. Conecte o disco rígido externo à eletricidade, se necessário. Discos rígidos externos de desktop geralmente necessitam de energia extra de uma tomada elétrica, enquanto discos rígidos externos portáteis utilizam a energia da conexão USB ou Firewire.

  2. 2

    Abra o Windows Explorer clicando no botão “Iniciar” no canto esquerdo inferior e depois selecionando “Computador” no menu à direita.

  3. 3

    Navegue até a pasta que contém os dados que você deseja fazer um backup e selecione-a clicando com o botão esquerdo do mouse uma vez. Clique com o botão direito e selecione “Copiar” no menu suspenso.

  4. 4

    Navegue até a pasta no disco rígido externo onde você deseja salvar os arquivos, clique com o botão direito do mouse nessa pasta e depois selecione “Colar” no menu suspenso.

  5. 5

    Para fazer um backup no seu disco rígido externo de todos os arquivos e pastas que você deseja, repita esse processo.

    GFI Backup

  1. 1

    Baixe e instale o programa gratuito GFI Backup 2009. Será necessário preencher um pequeno formulário de registro.

  2. 2

    Conecte o disco rígido externo ao conector adequado no laptop, geralmente localizado em um dos lados.

  3. 3

    Dê um duplo clique no ícone do GFI para abrir o programa e selecione “Backup” na tela de boas vindas.

  4. 4

    Preencha as informações solicitadas na aba “General” (Geral), incluindo “Task Name” (Nome da tarefa), “Archive/Folder Name” (Nome do arquivo ou pasta), “Description” (Descrição) e “Notification Email” (E-mail para notificações) para o qual o programa possa enviar informações, como notificações de erro.

  5. 5

    Selecione os arquivos e as pastas que você deseja incluir no backup através da aba “Source” (Fonte), incluindo configurações de usuário e de e-mail associadas a certos programas.

  6. 6

    Escolha o disco rígido externo como o local do backup através da aba “Destination” (Destino).

  7. 7

    Selecione as configurações de compressão e criptografia assim como o tipo de backup através da aba “Options” (Opções). Clique em “Next” (Avançar) para percorrer as abas “Schedule” (Cronograma) e “Events” (Eventos), que são opcionais. Preencha qualquer informação desejada em “Schedule” ou “Events” e clique em “Next” para continuar.

  8. 8

    Clique no botão “Start Backup Now” (Iniciar o backup agora) para iniciar o backup.

    Fbackup

  1. 1

    Baixe e instale o programa gratuito Fbackup.

  2. 2

    Conecte o disco rígido externo ao laptop usando o cabo USB ou Firewire fornecido.

  3. 3

    Dê um duplo clique no ícone Fbackup para executar o programa.

  4. 4

    Clique no botão “Backup” e em “New” (Novo) para criar um novo trabalho de backup.

  5. 5

    Insira um nome para o trabalho de backup, selecione o disco rígido externo para ser usado como o local onde você deseja salvar o seu backup e clique no botão “Next” (Avançar).

  6. 6

    Clique nos botões “Add Folder" (Adicionar Pasta) ou “Add Files" (Adicionar Arquivo) para selecionar os itens que você deseja fazer um backup e clique no botão “Next”.

  7. 7

    Selecione o tipo de backup “Full" (Completo) ou “Mirror” (Espelho). Se desejar que o backup seja criptografado, o que requer uma senha, selecione essa opção e clique em “Next”.

  8. 8

    Escolha as opções de programação do backup ou “Manual” se desejar que ele não seja programado e clique no botão “Save” (Salvar) e logo após em “Save and Run” (Salvar e executar) para dar início ao processo de backup. Uma barra de status aparecerá na parte inferior da janela do programa para informar sobre o progresso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível