Mais
×

Como bactérias, fungos, minhocas e insetos mudam o solo?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A terra de um jardim é o lar de uma enorme variedade de organismos, cada qual ocupando uma parte desse ecossistema em miniatura. Minhocas, fungos, bactérias e insetos são todos importantes para manter o solo fértil e as plantas verdes e saudáveis.

Minhocas têm um papel importante no enriquecimento do solo (worms image by Adrian Hillman from Fotolia.com)

Função

Quando animais, plantas ou outros organismos morrem, os restos são decompostos pelos organismos decompositores, especialmente fungos, bactérias e minhocas. A decomposição recicla importantes nutrientes como o nitrogênio e o fósforo devolvendo-os ao solo para serem acessíveis para as plantas. Insetos têm um papel secundário nesse processo, pois seus restos e fezes são reciclados da mesma maneira.

Recursos

Alguns fungos colonizam as raízes das plantas e agem como simbiontes, providenciando nutrientes como fósforo e nitrogênio para a planta em troca de carbono. Bactérias fixadoras de nitrogênio e nitrificantes têm um papel ainda mais importante de capturar o nitrogênio atmosférico e convertê-lo em compostos que as plantas possam usar.

Considerações

Minhocas também ajudam a misturar o solo, levando nutrientes da superfície para as camadas mais inferiores e aumentando a porosidade, o que aumenta a taxa dos nutrientes e o fluxo de água. Algumas espécies de fungos podem ajudar a aglomerar ou ligar as partículas do solo, aumentando a quantidade de água que ele pode absorver. As bactérias, fungos e minhocas não só ajudam a sustentar a sobrevivência das plantas, mas também dão ao solo seu cheiro característico. De acordo com a cartilha de biologia do solo do Departamento de Agricultura Norte-Americano, o cheiro de terra fresca é gerado pela bactéria actinomiceto.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article