Características de samambaias, gimnospermas e angiospermas

Escrito por gemma craig | Traduzido por kelly isayama
Características de samambaias, gimnospermas e angiospermas
As samambaias são pteridófitas (Visage/Stockbyte/Getty Images)

As plantas são classificadas de acordo com sua forma de reprodução. Angiospermas e gimnospermas se reproduzem através de sementes, embora de formas diferentes. Diversas variedades de samambaias se reproduzem através de esporos em vez de sementes. Elas plantas podem ser encontradas por todo o mundo, exceto locais com temperatura abaixo de zero, como as tundras árticas.

Samambaias

Samambaias são encontradas em uma grande variedade de tamanhos. Algumas têm 2,5 cm de altura e outras crescem até 20 metros. O ciclo de vida da samambaia possui duas fases. Essa propriedade é denominada alternância de gerações, caracterizada por duas fases, assexuada e sexuada. Na fase assexuada, a samambaia é chamada pelos botânicos de esporófito. Nesse estágio, as folhas produzem esporângios, manchas escuras que se encontram na parte inferior das folhas. Uma vez que a planta amadurece, milhares de esporos são liberados do esporângio para serem carregados pelo vento até caírem em solo fértil, dando início à fase sexuada do vegetal. Nela, a samambaia é denominada gametófito. Por ser um período rápido, dificilmente é perceptível. Nessa fase, ocorre o desenvolvimento das estruturas reprodutivas femininas e masculinas da planta.

Gimnospermas

As gimnospermas são plantas que produzem sementes. As sementes são originadas de estruturas em forma de cone, e não no interior de uma fruta. O nome "gimnosperma" deriva da palavra grega que significa "semente nua". Acredita-se que gimnospermas evoluíram a partir das samambaias primitivas, que, em certo ponto, produziram sementes. A maioria das gimnospermas são coníferas, como os pinheiros, o abeto, o cedro e o zimbro. Outros tipos conhecidos são chamados de cicas, e a única espécie exemplar dessa classe é o ginkgo. Muitas árvores e arbustos são classificados como gimnospermas.

Angiospermas

Angiospermas são as plantas com flores, que produzem as suas sementes através de flores e frutos. O nome vem das palavras gregas que significam "receptáculo" e "semente". Acredita-se que são as mais evoluídas do reino vegetal. A maioria das plantas do mundo pertencem a essa classificação, incluindo todos os vegetais comestíveis consumidos por humanos e animais.

Importância

As plantas apresentam diferentes formas de alternância de gerações. Muitos cientistas acreditam que a progressão de esporos para sementes representa a evolução do gametófito, que se mantém associado à planta progenitora em vez de crescer de forma independente. Essa progressão originou as sementes em gimnospermas e angiospermas. Dentro das sementes, há um esporófito embrião que se desenvolve em um esporófito maduro.