Mais
×

Como usar a barra diagonal para separar as palavras

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O idioma português escrito tem alguns sinais de pontuação incomuns. Nenhum é, talvez, tão notável quanto a barra diagonal. Essa pontuação é capaz de explicar o seu raciocínio de várias maneiras. Dependendo do seu humor, ela pode mostrar mesmice, opostos e um estilo descontraído de escrever.

Instruções

  1. Use a barra diagonal para mostrar que duas palavras com uma barra entre elas significam coisas opostas. Como exemplo, você escreve "bom/mau" para explicar os tipos de comportamento em diferentes extremos do espectro. Elas poderiam ser os adjetivos para o sujeito da frase.

  2. Você também pode utilizar a barra quando estiver escrevendo de uma forma descontraída. Não é aconselhável utilizar esse formato em uma narrativa profissional. No entanto, o uso da barra diagonal para separar as palavras dá ao texto um "tom divertido".

  3. Divida uma sequência de palavras que têm significados similares. Isso seria como utilizar as palavras "dormir/descansar" ao descrever a atividade noturna de uma pessoa. Pense em outras palavras que você encontrar com o mesmo significado. Essas incluem o uso dos termos "bela/encantadora/fascinante", para definir as qualidades que você admira em uma mulher.

  4. Separe as linhas de uma poesia com o uso de barras diagonais como em "Duas estradas divergiam num bosque, e eu/eu tomei a menos percorrida". Essa ação separa as linhas de poesia citadas em estilo de encavalgamento.

  5. Empregue a barra diagonal em "nenhum/tampouco". O significado da barra diagonal nesse exemplo é "ou".

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article