Como compor uma música com rimas

Escrito por lee johnson Google | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como compor uma música com rimas
Compor a letra é um aspecto chave da composição musical (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Aprenda a compor uma música com rimas para compor uma canção que rime em linhas alternadas ou duas vezes em quatro linhas. As canções podem ser escritas usando-se rimas ou não, como na poesia. A rima na poesia e em composições musicais geralmente segue um esquema que determina quais linhas devem e quais não devem rimar. Crie uma imagem básica ou a primeira linha de uma canção, e depois escolha um esquema para começar a escrever uma música com rimas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Decida sobre um tema ou imagem que você deseja usar para escrever sua música. Sua escolha deve depender do que deseja escrever. Uma canção irreverente e tola pode ser sobre qualquer coisa que você escolher, mas as músicas mais sérias devem ter um imaginário sugestivo e emocional. Escolha uma ideia ou uma imagem significativa para iniciar sua música. Como alternativa, usando uma frase interessante, decida sobre um título para sua música.

  2. 2

    Escreva uma primeira linha para a sua música. Pense em questões que já sugiram respostas se tiver escolhido para o título uma frase interessante. Por exemplo, se estiver escrevendo uma música chamada "Venham, venham todos", questões como "Venha ver o quê?" podem aparecer. Use isso para construir sua primeira linha, usando a resposta para a pergunta ou a própria pergunta como ponto de partida. Apresente sua imagem ou ideia principal, se estiver pensando em usá-la. Se deseja facilitar o seu trabalho, conclua depois a linha com uma palavra simples, rimando, por exemplo, com "bem".

  3. 3

    Escolha um esquema de rimas. A maioria das músicas usa um esquema de rimas ABAB ou ABCB. Isto significa que as letras correspondentes irão rimar. Ao usar um esquema de rimas ABAB, a primeira e a terceira linhas rimarão, assim como a segunda e a quarta. Ao usar um esquema de rimas ABCB, a segunda e a quarta linhas serão as únicas a rimar. Este esquema de rimas continua durante toda a canção, sendo possível alterá-lo apenas para o refrão ou para a ponte.

  4. 4

    Escreva uma terceira linha para a sua música se estiver usando um esquema de rimas ABAB. Se estiver usando um esquema de rimas ABCB, construa sua segunda linha, porque ela não depende de palavras que rimam. A linha equivalente para o esquema de rimas ABCB é a quarta. A segunda linha pode ser escrita como uma continuação do tema da primeira. Liste as possíveis rimas para o final de sua primeira linha de rimas. Se você terminar em "bem", você pode escrever palavras como "tem", "porém", "sem" e "ninguém". Escolha uma palavra apropriada de sua lista e construa uma linha de comprimento semelhante, finalizando em uma palavra que rime. Garanta que ela ainda esteja relacionada ao seu tema ou imagem principal.

  5. 5

    Faça uma ligação no intervalo entre as duas linhas usando sua segunda linha. Faça isso para sua terceira linha se estiver usando um esquema de rimas ABCB. Por exemplo, se a sua primeira linha de rimas introduziu um tema da perda, desenvolva esse tema na linha do meio, e garanta que ele conduza para a próxima linha de rimas. Mantenha o tema presente em todas as suas linhas da letra da música.

  6. 6

    Continue a escrever a letra da música desta forma até chegar ao refrão. Se desejar, modifique o esquema de rimas para o refrão. Escreva as músicas usando o mesmo critério. Se estiver preso por materiais para versos subsequentes ou para o refrão, escreva uma lista de palavras ou ideias sugestivas ao pensar sobre o seu tema ou imagem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível