Mais
×

Como compor uma música com rimas

Atualizado em 01 maio, 2018

Aprenda a compor uma música com rimas para compor uma canção que rime em linhas alternadas ou duas vezes em quatro linhas. As canções podem ser escritas usando-se rimas ou não, como na poesia. A rima na poesia e em composições musicais geralmente segue um esquema que determina quais linhas devem e quais não devem rimar. Crie uma imagem básica ou a primeira linha de uma canção, e depois escolha um esquema para começar a escrever uma música com rimas.

Instruções

Compor a letra é um aspecto chave da composição musical (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Decida sobre um tema ou imagem que você deseja usar para escrever sua música. Sua escolha deve depender do que deseja escrever. Uma canção irreverente e tola pode ser sobre qualquer coisa que você escolher, mas as músicas mais sérias devem ter um imaginário sugestivo e emocional. Escolha uma ideia ou uma imagem significativa para iniciar sua música. Como alternativa, usando uma frase interessante, decida sobre um título para sua música.

  2. Escreva uma primeira linha para a sua música. Pense em questões que já sugiram respostas se tiver escolhido para o título uma frase interessante. Por exemplo, se estiver escrevendo uma música chamada "Venham, venham todos", questões como "Venha ver o quê?" podem aparecer. Use isso para construir sua primeira linha, usando a resposta para a pergunta ou a própria pergunta como ponto de partida. Apresente sua imagem ou ideia principal, se estiver pensando em usá-la. Se deseja facilitar o seu trabalho, conclua depois a linha com uma palavra simples, rimando, por exemplo, com "bem".

  3. Escolha um esquema de rimas. A maioria das músicas usa um esquema de rimas ABAB ou ABCB. Isto significa que as letras correspondentes irão rimar. Ao usar um esquema de rimas ABAB, a primeira e a terceira linhas rimarão, assim como a segunda e a quarta. Ao usar um esquema de rimas ABCB, a segunda e a quarta linhas serão as únicas a rimar. Este esquema de rimas continua durante toda a canção, sendo possível alterá-lo apenas para o refrão ou para a ponte.

  4. Escreva uma terceira linha para a sua música se estiver usando um esquema de rimas ABAB. Se estiver usando um esquema de rimas ABCB, construa sua segunda linha, porque ela não depende de palavras que rimam. A linha equivalente para o esquema de rimas ABCB é a quarta. A segunda linha pode ser escrita como uma continuação do tema da primeira. Liste as possíveis rimas para o final de sua primeira linha de rimas. Se você terminar em "bem", você pode escrever palavras como "tem", "porém", "sem" e "ninguém". Escolha uma palavra apropriada de sua lista e construa uma linha de comprimento semelhante, finalizando em uma palavra que rime. Garanta que ela ainda esteja relacionada ao seu tema ou imagem principal.

  5. Faça uma ligação no intervalo entre as duas linhas usando sua segunda linha. Faça isso para sua terceira linha se estiver usando um esquema de rimas ABCB. Por exemplo, se a sua primeira linha de rimas introduziu um tema da perda, desenvolva esse tema na linha do meio, e garanta que ele conduza para a próxima linha de rimas. Mantenha o tema presente em todas as suas linhas da letra da música.

  6. Continue a escrever a letra da música desta forma até chegar ao refrão. Se desejar, modifique o esquema de rimas para o refrão. Escreva as músicas usando o mesmo critério. Se estiver preso por materiais para versos subsequentes ou para o refrão, escreva uma lista de palavras ou ideias sugestivas ao pensar sobre o seu tema ou imagem.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article