Como uma barra de torção funciona

Escrito por contributing writer | Traduzido por daniele joi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como uma barra de torção funciona
As barras de torção são encontradas nas suspensões de carros e caminhões (http://rennlight.com/howto/torsion/)

Outras pessoas estão lendo

Básico

A barra de torção é uma mola flexível que pode ser movida em torno de seu eixo. As barras de torção são projetadas e baseadas na quantidade de torque utilizado na torção da mola, no ângulo de torção, nas dimensões globais da barra de torção e nos materiais com que a barra é feita.

O local mais comum para se encontrar uma barra de torção é na suspensão de um carro ou caminhão, em máquinas usadas para produção ou em outros dispositivos de precisão. A flexibilidade da mola é a principal razão para a utilização de uma barra de torção. Se uma estrutura mais rígida, como uma haste de aço, fosse usada, muita pressão de carga seria colocada sobre as duas rodas e sob o corpo do veículo.

Como uma barra de torção funciona

Uma barra de torção funciona pela resistência ao torque colocado sobre ela. Quando uma das extremidades da barra de torção é afixada a um objeto que não pode ser movido, a outra extremidade da barra é torcida, causando, assim, a acumulação de torque. Quando isso acontece, a barra resiste ao torque e volta rapidamente à sua posição inicial quando ele é removido. Em geral, o objeto que não pode ser movido é uma armação. Se não for aplicada nenhuma força à barra de torção, ela vai ficar na mesma posição até que se aplique algum peso.

Exemplo prático

Por exemplo: um lado da barra é conectado a um braço de controle. Esse braço se move de maneira fixa na armação, o que cria o movimento de rotação da barra. Isso, por sua vez, fornece o torque necessário para fazer uma mola.

Ajustes à barra de torção

Ocasionalmente, pode haver a necessidade de ajustar a altura de um veículo. Isso é feito através do parafuso de ajuste situado na extremidade da armação da barra de torção. O peso colocado sobre o braço de controle da barra fica inalterado quando esse ajuste é feito. Uma vez que a barra de torção é manipulada dessa forma, as viagens no veículo podem ficar um pouco mais rígidas. Isso se deve ao novo ângulo do braço de controle. Também é possível que os parafusos de ajuste tenham sido rosqueados mais do que o necessário, provocando uma falta de espaço entre o braço de controle do veículo e a porção superior da barra de torção, mais próxima da base do veículo. Depois de fazer uma mudança na altura da barra de torção, é bom checar o alinhamento do veículo para se certificar de que seu peso esteja devidamente distribuído.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível