Barulho na minha TV de projeção DLP da Samsung

Escrito por clare edwards | Traduzido por mayara leal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Barulho na minha TV de projeção DLP da Samsung
A televisão de projeção DLP utiliza uma roda giratória de vidro colorida (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Se a sua televisão de projeção DLP (do inglês, processamento digital de luz) da Samsung estiver fazendo um som agudo ou zumbido, a causa mais provável pode ser a ventoinha ou a roda de cores. Quando um componente começa a falhar, pode resultar em um ruído audível. Para acabar com o barulho, é necessário substituir as peças. Isso só deve ser feito por um técnico treinado da Samsung.

Outras pessoas estão lendo

O processamento digital de luz

A tecnologia DLP é uma técnica usada em projetores de alta definição e TVs, como a linha de TVs DLP da Samsung. Essa tecnologia usa uma roda de vidro composta de seções de cores diferentes com uma lâmpada de halogêneo muito brilhante por trás dela. A luz da lâmpada passa através da roda de cores e de uma lente que a foca em um espelho. O espelho reflete a luz colorida para um dispositivo digital de microespelho, ou DMD, que é um chip especial coberto com espelhos microscópicos, cada um correspondendo a um único pixel da imagem a ser exibida. A imagem fabricada pela luz é então transmitida por uma lente para a tela, enquanto a luz desnecessária é desviada para um dissipador. Algumas das peças utilizadas pelo DLP, mais precisamente a lâmpada de halogêneo, a roda de cores e a ventoinha, necessária para manter o sistema fresco, tendem a quebrar mais facilmente e sua substituição é cara. Com o advento de novas tecnologias, o DLP caiu em desuso.

Roda de cores

A roda de cor dentro de uma televisão DLP é composta por seis peças em forma de arco de vidro colorido, dispostas em um círculo em torno de um ponto central. Ela deve girar constantemente e rapidamente toda vez que a TV for ligada. Ao longo do tempo, os rolamentos da roda podem desgastar ou desalinhar. Isso pode produzir um ruído ou chiado enquanto a roda gira, que pode piorar quanto pior estiver a condição da peça. Em casos extremos, a roda de vidro pode quebrar completamente.

Ventoinha

Por causa dos componentes geradores de calor como a lâmpada, o interior de uma TV DLP pode se tornar muito quente. Uma ventoinha de arrefecimento é necessária para regular a temperatura no interior do aparelho, evitando danos nos componentes pelo calor excessivo. Tal como acontece com todas as partes móveis, a ventoinha pode quebrar ao longo do tempo. O desgaste nos rolamentos pode causar um clique, zumbido ou ruído enquanto ela gira. Um barulho forte é sinal de mal funcionamento e que a ventoinha deve ser substituída antes que ocorram danos pelo calor.

Conserto da TV DLP Samsung

Não tente consertar a sua TV Samsung sozinho. Em primeiro lugar, isso pode anular a garantia. Mais importante ainda, as TVs contêm muitas peças perigosas, como grandes condensadores segurando níveis perigosos de carga, mesmo quando o aparelho está desligado. A roda de cor, sendo feita de vidro, pode quebrar facilmente, deixando fragmentos afiados que podem causar ferimentos. Não contrate um técnico sem licença para realizar os reparos, o que pode, mais uma vez, anular a garantia. Técnicos não licenciados podem usar peças de má qualidade ou erradas na sua TV. Entre em contato com a Samsung para informar o seu problema e deixe um dos seus técnicos qualificados encontrar a causa exata do barulho e reparar seu aparelho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível