Mais
×

Como fazer a base de uma mesa de centro rústica

Uma mesinha de centro rústica dá um toque de natureza a um cômodo, e uma base adequada é essencial para completar o objetivo estético. Mesmo havendo muitas maneiras de se construir uma, a forma mais fácil e talvez mais eficaz é um simples corte transversal de um tronco de tamanho apropriado, junto com uma ou duas lenhas sem acabamento. Dependendo do tamanho e dimensões da superfície da mesa, tem-se bastante liberdade ao implementar este design em sua mesa específica. A coisa mais importante é cuidar para que sua base cubra cerca de 50 a 65 % da área da superfície, para evitar que a superfície fique larga demais.

Instruções

Pode-se fazer uma mesa muito bonita com os troncos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Use a motosserra para fazer um corte transversal do tronco. A fatia deve ter cerca de 5 a 7,5 cm de espessura. Lembre-se que esta peça deve cobrir de 50 a 65 % da área da superfície da mesa. Se a mesa for estreita e longa, você pode precisar de uma base extra larga e cortar os lados, ou usar duas fatias de um tronco menor. A fatia deve estar tão plana e lisa quanto possível, ou sua mesa não ficará de pé.

  2. Use a motosserra para cortar os troncos; elas devem ter cerca de 45 cm de comprimento. Se a sua mesa for circular e pequena, com um diâmetro de 60 cm, corte três troncos. Se a sua mesa for estreita e comprida, podem ser necessários dois a quatro troncos. Novamente, corte tão igualmente quanto possível, pois é preciso um corte bem reto para que a mesa fique de pé.

  3. Lixe e corte partes dos troncos, comece com a lixa grossa e progrida até a fina.

  4. Coloque os troncos em cima de sua base, da forma que tiver escolhido. Se for usar somente um tronco, coloque-o no centro exato da base. Marque levemente a circunferência do tronco com um lápis.

  5. Remova os troncos da base, e use uma broca de 1/4 para fazer buracos para os parafusos passarem por ela. Se for usar um único tronco, fure quatro buracos igualmente espaçados com pelo menos 2,5 cm de distância da borda exterior. Se for usar mais troncos, um ou dois buracos devem bastar, dependendo da largura dos troncos.

  6. Use a broca de 1/2 para escarear os buracos feitos para os parafusos. Fure cerca de 0,5 cm.

  7. Agora repouse a base em cima dos troncos, tomando cuidado de colocar na mesma posição do passo 4. Usando a broca de 1/4 novamente, fure um dos buracos anteriormente feito, no tronco. Agora prenda a base ao tronco através deste furo com o parafuso. Com as duas peças levemente presas, fure o restante dos buracos e parafuse-os.

  8. Pinte a base usando epóxi, o que impedirá que a casca da árvore se separe da madeira e conservará sua aparência por anos.

O que você precisa

  • Tronco largo
  • 1 ou 2 troncos, 15 cm de diâmetro, 45,5 cm de comprimento
  • Motosserra
  • Dois parafusos grandes por tronco
  • Arruelas
  • Broca de 1/4 para os parafusos
  • Broca de 1/2 polegada para escarear os parafusos
  • Lixadeira elétrica
  • Lixa grossa, média e fina
  • Epóxi
  • Pincel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article