Benefícios da argila verde

Escrito por sarena fuller | Traduzido por marina mendes
Benefícios da argila verde

A argila verde retira as impurezas e as toxinas da pele, deixando-a firme e homogênea enquanto também estimula a circulação

skin treatment applying image by starush from Fotolia.com

A argila verde, também conhecida como ilita, é um material orgânico composto de muitos minerais essenciais, óxidos de ferro e plantas decompostas como algas. A ilita foi chamada de argila verde francesa por séculos, após as extrações de rocha no sul da França fornecerem a maioria dos depósitos de ilita do mundo. A argila é realmente verde e quanto mais cinza esverdeada for, menos valor terá. A argila verde é usada em medicina alternativa em uso interno e externo por muitas razões, mas principalmente para limpeza e desintoxicação devido suas vastas propriedades absorventes. A ilita também é usada para aliviar cólicas menstruais, enjoo matinal, diarreia, indigestão e azia.

Outras pessoas estão lendo

Desintoxicação e limpeza

As propriedade desintoxicantes da argila verde são amplamente reverenciadas por praticantes de medicina alternativa, esteticistas, e gestores ambientais. Segundo um estudo publicado na revista Clay Minerals (volume 34, nº 3), foi estudada a absorção das diferentes argilas. Descobriram que a argila verde é um material ideal e rentável capaz de limpar metais pesados de resíduos industriais. Pode-se usá-la de maneira semelhante para limpar o sistema digestivo e eliminar toxinas. A dose recomendada é um copo de água misturada com uma colher de sopa de pó de argila verde. Deixe a mistura repousar à noite, mexa com uma colher de plástico e beba de estômago vazio, quando acordar ou antes de dormir. O regime pode ser feito todos os dias por 21 dias e recomeçado após uma semana de intervalo.

Cólicas menstruais e enjoos matinais

A cólica menstrual é tratada tanto internamente como externamente com a argila verde. Mulheres que sofrem muito podem beber a mistura de água e argila pelas três primeiras semanas do ciclo menstrual. Durante a menstruação, é recomendado fazer um intervalo da mistura e colocar bolsa de água morna na região inferior do abdômen. A argila verde também tem sido usada com eficácia no tratamento de náusea, pois é um remédio natural para enjoo matinal. Rebecca Frey, no artigo "French Green Clay", publicado na Enclyclopedia of Alternative Medicine (Enciclopédia de medicina alternativa), afirma que a argila verde tem sido utilizada na limpeza do trato digestivo, no tratamento de náusea ou outros problemas gástricos, para diminuir a cólica menstrual, ou para aliviar dores de garganta.

Minerais vitais

O conteúdo da argila verde é extraordinário, ele inclui magnésio, cálcio, potássio, zinco, silício, selênio, ferro, cobre, cobalto e outros. Beber a mistura de água e argila leva esses nutrientes minerais para o corpo, e ao mesmo tempo remove as toxinas nocivas, como metais pesados, radicais livres e poluentes ambientais. Raymond Dextreit, um naturopata francês, alegou que os minerais da argila verde fornecem poder curativo, já que o cobre combate infecções, o selênio acelera a função do fígado, o cobalto trata a anemia, e todos os minerais juntos retardam o envelhecimento e restauram o equilíbrio natural do corpo.

Primeiros socorros

A argila verde pode ser usada com uma bolsa morna e aplicada diretamente sobre a área afetada, servindo como calmante, bálsamo para curar cortes, arranhões, feridas, entorses, queimaduras, picadas de insetos, e alivia músculos doloridos. A argila serve para curar cortes, arranhões e feridas, pois acaba com a infecção. Dizem ser um remédio bom para dores musculares e das juntas, principalmente se for combinado com óleos essenciais de alecrim ou de lavanda.

Tratamentos de beleza

As propriedades absorventes da argila verde funcionam em tratamentos de beleza ao retirar impurezas e toxinas da pele, deixando-a firme e homogênea enquanto estimulam a circulação. Esteticistas usam para fechar os poros, esfoliar a pele morta e dar uma aparência mais suave e fresca para a cútis. Essa argila é conhecida por limpar a pele e tirar marcas, e geralmente é usada como máscara. Se você possuir pele seca ou sensível, use máscara de argila uma vez por semana, já que ela absorve a umidade da pele junto com as impurezas. Compre cremes para máscara de argila verde ou faça sua própria mistura de argila em pó, basta adicionar aloe vera (se sua pele for sensível), ou quatro ou cinco gotas de jojoba (se a pele for oleosa).

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media