Benefícios da prancha de equilíbrio

Escrito por susan king | Traduzido por fellipe jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Benefícios da prancha de equilíbrio
O uso de protetores pode ser requerido quando de treinamento na prancha de equilíbrio (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

As pranchas de balanço também conhecidas como pranchas de equilíbrio, parecem um brinquedo, mas na verdade são muito benéficas para o corpo e a mente do usuário. Elas são usadas ​​por fisioterapeutas para crianças pequenas a treinadores desportivos para atletas profissionais. Praticantes de skate e surfistas usaram as pranchas de equilíbrio durante anos para treinamento fora de temporada e elas estão ganhando popularidade em treinos mais abrangentes. Basicamente, uma prancha de balanço é uma plataforma plana equilibrada em cima de um cilindro ou bola que obriga a usar os músculos e força para manter o equilíbrio em cima da mesma. As pranchas estão disponíveis em diferentes tamanhos, formas e níveis de habilidade.

Outras pessoas estão lendo

Benefícios físicos

Os benefícios físicos de treinamento na prancha de equilíbrio incluem diversas áreas. Ela é ótima para fortalecer os tornozelos e joelhos. Ela aumenta o equilíbrio e estabilidade de força central, o que pode ajudar a prevenir lesões relacionadas aos esportes. Uma vez que o tempo na prancha pode parecer mais como um jogo do que um exercício, ela pode aumentar a resistência. Ela também aumenta o sistema proprioceptivo, o qual é a capacidade do corpo de estar consciente de si mesmo e seu lugar nas relações espaciais.

Benefícios mentais

Os fisioterapeutas têm usado pranchas de balanço há anos durante as sessões de terapia com crianças com atraso de desenvolvimento. Uso de uma placa força as metades direita e esquerda do cérebro a se comunicar e trabalhar em conjunto para manter o equilíbrio. Ela ajuda a aumentar as habilidades de integração sensorial, bem como habilidades de escrita e leitura. Ela foi especificamente recomendada para crianças com déficit de atenção com ou sem hiperatividade e Transtorno de Processamento Central. Para alguns, uma prancha de equilíbrio pode ser usada como uma forma de ioga, aumentando a auto-consciência e acalma. Foi ainda dito que ela ajuda escritores e outras personalidades criativas com o bloqueio mental ocasional.

Reabilitação

Muitas lesões ocorrem nos joelhos e tornozelos. O treinamento de equilíbrio pode fortalecer e prevenir lesões, especialmente em esportes que dependem dessas articulações para a estabilidade. Durante fisioterapia ou reabilitação após lesão ou cirurgia, foi observado que os mesmos efeitos fortalecem as áreas lesadas.

Recreação

O sistema de videogame Wii da Nintendo criou uma placa de oscilação eletrônica, mas ela não funciona da mesma forma como uma placa não eletrônica. Em vez disso, pode-se balançar para trás e para a frente na superfície plana para simular os efeitos de equilíbrio conforme a tela muda para se adaptar aos movimentos. A prancha de equilíbrio não eletrônica pode ser conectada ao sistema Wii prendendo o controle remoto ao console. Isto permite benefícios físicos máximos, bem como jogar.

Prevenção de lesões

Sempre deixe que um profissional o ajude na primeira vez na prancha, não importa o nível de condicionamento físico ou idade. Nunca use a prancha quando está tonto, muito cansado ou embriagado, uma vez que estas condições afetarão a capacidade de ter reflexos adequados. É muito fácil ocorrer uma torção, por isso tome cuidado e leia as orientações do fabricante da placa que foi comprada. Capacetes, protetores de pulso, joelheiras e cotoveleiras também são recomendados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível