Mais
×

Como fazer um berrante caseiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Berrantes são feitos de chifres, tradicionalmente chifres de carneiro, porém podem ser utilizados também chifres de antílope, gazela e cabra. Ele é basicamente um chifre, utilizado durante feriados tradicionais judeus, como Rosh Hashaná e Iom Kipur. Muitas vezes citado na Torá e na Bíblia, o berrante é tocado em ocasiões específicas para inspirar fiéis a refletir sobre seu comportamento e sua relação com deus. Comprar um berrante pode ser muito caro. Fazer um caseiro é uma opção muito mais acessível, mesmo que seja um pouco trabalhoso.

Instruções

São utilizados chifres de carneiro (Black Ram image by Andrew Breeden from Fotolia.com)
  1. Deixe o chifre fervendo na água de duas a cinco horas. Adicione soda de lavagem ou detergente na água para facilitar a limpeza posteriormente.

  2. Puxe a cartilagem do chifre enquanto estiver fervendo. Depois de meia hora ou mais, você será capaz de remover a cartilagem com um picador de gelo ou outra ferramenta afiada.

  3. Seque o chifre inteiro.

  4. Insira um arame flexível na parte oca do chifre, para medir o comprimento.

  5. Alinhe o fio contra a parte de fora do chifre e faça uma marca, passando cerca de 2,5 cm da extremidade oca.

  6. Corte o chifre perpendicularmente na marca de 2,5 cm feita anteriormente. Utilize uma serra ou serrote para fazer o corte.

  7. Faça um orifício com cerca de 3,65 mm na extremidade recém-serrada, até que o furo chegue à parte oca do chifre.

  8. Amplie o buraco que você acabou de fazer. Use uma faca ou um perfurador elétrico para aumentar o tamanho do bocal até que se obtenha a forma de um sino, como uma trombeta.

  9. Faça o polimento da superfície interna e externa do bocal após a perfuração, para que se ajuste à boca do usuário do berrante. Não lustre o local. Deixe-o áspero e irregular, com um aspecto tradicional.

Dicas

  • Não pinte e nem adicione outros materiais para decorar o berrante. A tradição judaica, no entanto, permite gravações na lateral do berrante.
  • Entre em contato com a sua sinagoga, caso tenha dúvidas sobre o processo de criação do berrante. Muitas sinagogas realizam oficinas de fabricação de berrante durante os meses das férias.

O que você precisa

  • Panela grande para ferver água
  • Chifre de carneiro (ou chifre de um outro animal que obedeça a lei judáica, como antílope, gazela ou cabra)
  • Picador de gelo ou outra ferramenta afiada
  • Fio flexível
  • Serra tico-tico
  • Furadeira
  • Faca
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article