Como usar um bezel de relógio de pulso analógico

Escrito por david hicks | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
Como usar um bezel de relógio de pulso analógico
Relógio com um bezel de taquímetro (hand watch image by Rade Cojbasic from Fotolia.com)

Os bezéis evoluíram desde a criação dos relógios de pulso, inicialmente como aros de metal que protegiam o cristal do relógio e ganhando mais utilidades com o tempo. Muitos relógios de pulso hoje são fabricados com bezéis projetados para adicionar uma trilha ou marcar o tempo, assim como outras funções. Os três tipos mais comuns são os bezéis de mergulho, os de 24 h GMT e os de taquímetro.

Instruções

    Bezel de mergulho

  1. 1

    O bezel de mergulho pode ser usado para medir uma duração curta de tempo (geralmente em mergulho marinho).

  2. 2

    Segure o bezel nos pontos de 3 e 9 horas e gire no sentido anti-horário.

  3. 3

    Mexa o aro maior (geralmente com um ponto brilhante) do topo do bezel para a posição atual do ponteiro dos minutos. Perceba que também se pode posicionar a seta principal em um ponto futuro que marcará o fim do período que estiver sendo medido.

  4. 4

    Observe o relógio e o bezel indicará os minutos passados já que foi posicionado onde estava o ponteiro dos minutos.

  5. 5

    Volte o marcador do bezel à posição de 12 horas depois de completo o período de tempo.

    Bezel GMT

  1. 1

    O bezel de GMT 24 horas é utilizado com um ponteiro GMT em um relógio ou para simplesmente acompanhar dois fusos horários diferentes ao mesmo tempo.

  2. 2

    Defina o horário GMT corrente (no fuso horário em que estiver).

  3. 3

    Mova o bezel 24 horas para combinar o ponteiro GMT maior no relógio (que gira apenas a cada 24 horas) de maneira que o ponteiro GMT marque o horário corrente.

  4. 4

    Mova a seta superior do bezel de volta ao marcador no 12 quando não estiver mais marcando o tempo ou para redefinir e marcar um fuso horário diferente.

    Bezel de taquímetro

  1. 1

    Um bezel de taquímetro pode ser usado para medir velocidade baseado no tempo que se leva para percorrer uma distância específica, geralmente em quilômetros por hora.

  2. 2

    Ative a função cronômetro do relógio em um indicador de quilômetros e pare o cronômetro na marca de quilômetro seguinte.

  3. 3

    Verifique o segundo ponteiro do cronômetro em relação ao bezel. Ele indicará a velocidade do movimento desde a primeira marca.

  4. 4

    Redefina o cronômetro para prepará-lo para ser usado novamente.

Dicas & Advertências

  • Bezéis de mergulho são unidirecionais para evitar que fiquem presos e fazendo um mergulho durar mais tempo do que o recomendado.
  • Bezéis de taquímetro serão etiquetados MPH (milhas por hora) ou KPH (quilômmetros por hora). Certifique-se de definir qual você quer que o relógio marque.
  • Tenha cuidado sempre que ajustar um relógio, já que não há alarme sonoro.

O que você precisa?

  • Relógio de pulso

Lista completaMinimizar