on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais são os componentes de um relógio de pulso?

Atualizado em 17 abril, 2017

Embora os relógios de pulso possam ser feitos usando vários materiais, características e acessórios especiais, há várias partes que são comuns à maioria desses objetos, tanto em modelos masculinos quanto femininos. Mais especificamente, há pouca variação nas partes básicas da face do relógio, que é a região essencial. A face de um relógio de pulso pode mostrar as horas, mas também a data e até a sua localização.

Relógio de pulso analógico (image from http://www.productdose.com/images)

Mostrador

O mostrador do relógio é o aparato onde as marcações das horas são escritas. Os ponteiros do relógio são presos ao centro do mostrador, girando no sentido horário, em intervalos apropriados para horas, minutos e segundos. O mostrador de um relógio pode também mostrar a data e outras informações como uma bússola ou logotipo da marca, dependendo do tipo e fabricante.

Loading...

Cristal

O cristal é a cobertura protetiva transparente que fica sobre e ao redor do mostrador. Ele pode ser feito de cristais sintéticos de safira, de plástico ou outros materiais mais baratos com transparência similar à do vidro. Borrões e pequenos riscos no cristal de um relógio não significam que o equipamento em si está estragado, mas proteger o cristal de danos e líquidos corrosivos aumentará a longevidade estética do mesmo.

Ponteiros

Os ponteiros do relógio mostram as horas e minutos do dia. Alguns relógios têm um terceiro ponteiro que marca os segundos, o que os torna apropriados para tarefas que precisam de medidas mais precisas de tempo. Os ponteiros são pequenas e finas tiras feitas de materiais como plástico ou metal, este último reservado a peças mais caras. Geralmente o ponteiro mais longo mostra os minutos, o mais curto as horas e o mais fino os segundos.

Marcações

As marcações na face do relógio são os números que representam o horário. Esses números podem ser escritos em numerais arábicos ou romanos. Não importa o tamanho das marcações, os números devem sempre começar com um 12 no centro da parte de cima e ir de 1 até 11, em sentido horário.

Coroa

A coroa do relógio é a pequena maçaneta usada para ajustar os ponteiros do relógio para que marquem corretamente as horas do dia. Ela pode estar posicionada em qualquer um dos lados do relógio e pode ser girada nos dois sentidos, dependendo de como o tempo precisar ser ajustado. A coroa pode ser uma peça frágil do relógio, portanto, não puxe, empurre ou gire-a muito forte.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...