O que é um bezel de relógio?

Escrito por arielle bhumitra | Traduzido por barbara silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um bezel de relógio?
O bezel mantém o vidro preso ao mostrador do relógio (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Bezel é o aro do relógio, uma parte projetada para proteger o mostrador. Especificamente, refere-se ao anel que envolve o mostrador do relógio e mantém o cristal no lugar ou o vidro sobre o mostrador. Um bezel de relógio, no entanto, também pode ter efeitos decorativos. Muitas vezes, é o que distingue um relógio de outro. Portanto, bezels são frequentemente concebidos para caracterizar características ornamentais ou marcantes.

Outras pessoas estão lendo

Propósito

O bezel foi originalmente projetado para proteger a superfície do relógio do desgaste externo e respingos. Ao prender o vidro ou o cristal no mostrador do relógio, o bezel protege os mecanismos internos de elementos externos.

Funcionalidade

Atualmente, os relógios utilitários e esportivos podem conter bezels que servem para uma função secundária, além de sua função primária de proteger os mecanismos do relógio. Por exemplo, alguns relógios esportivos ou subaquáticas contêm mostradores rotatórios que podem ajudar a contar o tempo ou a medir a pressão subaquática com maior precisão. Esses tipos de relógios geralmente requerem que o usuário gire o bezel manualmente.

Bezels decorativos

O bezel do relógio pode variar em termos de aparência e material. Em um relógio básico, o aro pode ser constituído por um anel simples, feito de metais, como ouro, aço inoxidável ou titânio. Em relógios exóticos, o bezel do relógio pode conter diamantes e brilhantes, como zircônio cúbico ou outras pedras preciosas. Esses aros altamente ornamentados são encontrados mais comumente em relógios para senhoras. O valor das pedras preciosas ou semipreciosas em um bezel muitas vezes tem um impacto significativo sobre o preço do relógio. Ao anunciar relógios, os revendedores dão atenção ao tipo de pedra preciosa ou ao número de quilates de diamantes em um bezel.

Aros trocáveis

Alguns bezels de relógios são intercambiáveis, geralmente para fins de moda. Esses tipos de relógios permitem que o usuário mude a cor ou o estilo dos aros. Como o bezel é projetado para prender e proteger o cristal no mostrador de um relógio, deve-se tomar cuidado na remoção do aro para qualquer finalidade. Se o bezel não foi projetado para ser removido, retirá-lo do relógio pode causar danos significativos ao mostrador.

Expressões técnicas

No mundo da relojoaria, o bezel entra em uma categoria conhecida como "complicações". Nesse contexto, a complicação não tem a ver com a facilidade de utilização de um relógio, mas refere-se a qualquer recurso do relógio que se estende para além da simples função de contar o tempo. O termo complicação é mais usado por marcas de relógios de ponta ou de luxo ao se referir às características de seus produtos. Já que o aro do relógio pode ter efeitos funcionais ou decorativos, é considerado uma complicação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível