Biblioteca de encriptação para VBA

Escrito por g.s. jackson | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Normalmente, você pode automatizar ações simples nos aplicativos do Microsoft Office com o uso de "macros", sequências de ações pré-gravadas. No entanto, entendendo alguns conceitos básicos da programação, é possível automatizar outras taredas, como excluir tabelas a partir da busca no documento. A linguagem "Visual Basic for Applications" (VBA) facilita isso ao integrar-se diretamente nos aplicativos do Office. Embora não seja tão potente como outras linguagens mais completas, o VBA lhe dará algum controle sobre a forma que tarefas e dados funcionam em um programa. Por exemplo, você pode criar uma classe encriptadora a partir de um script.

Outras pessoas estão lendo

Visual Basic for Applications

O "Visual Basic for Applications" é uma linguagem de script pequena específica para ser usada em aplicativos da Microsoft. É uma base para automatizar certas tarefas em programas como o Word e o Excel de forma fácil e possibilitando a inclusão de elementos interativos nos documentos escrevendo código adicional. O VBA lembra o Visual Basic e o VB.NET na sintaxe e estrutura, portanto, se você entender Visual Basic, poderá trabalhar com VBA.

Acesso por módulos e classes no VBA

O VBA, no entanto, não necessariamente possui acesso a uma biblioteca externa, como acontece com o Visual Basic. Em vez disso, os scripts do VBA acessam os objetos do aplicativo a partir do qual estão sendo executados. Portanto, um script do VBA para Word acessará objetos desse aplicativo e seus documentos, mas o VBA para Excel poderá trabalhar com objetos específicos do Excel. Você poderá usar técnicas de programação avançada orientada a objetos dentro dos scripts e criar funções para tarefas específicas.

Conceitos básicos de criptografia

Crie uma classe para implementar um algoritmo de encriptação através da interface do VBA. No primeiro lugar, crie uma classe clicando em "Insert" (Inserir) no editor do Visual Basic. Em seguida, clique em "Class Module" (Módulo de classe) e defina uma classe. No exemplo, esta conterá um campo de dados e a cadeia de texto a encriptar, além de uma função "let" e uma de encriptação:

private pMessage As String

Public Property Let Message(V as String) As String pName = V End Property

Public Function encrypt() As String End Function

Algoritmos de criptografia

Finalmente, defina o algoritmo de encriptação dentro da classe para criar um módulo que codifique as cadeias de texto. Existem vários métodos e o exemplo abaixo usa um cifrado básico para mostrar como a encriptação ficaria:

Public Function encrypt() As String Dim cipher As String = String.Empty Dim cipherchars(pMessage.Length) As Char For i As Integer = 0 To pMessage.Length - 1 cipherchars(i) = _ Convert.ToChar((Convert.ToInt32( Convert.ToChar(pMessage(i))) + Me.ShiftCount)) Next cipher = New String(cipherchars) Return cipher End Function

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível