×
Loading ...

Bijuterias indígenas para fazer com as crianças

Existem muitos projetos de artesanato que as crianças podem fazer para aprender sobre a cultura indígena. Cada tribo ao redor do mundo possui diferentes estilos de artesanatos e itens de decoração. Escolha um artigo de uma tribo em particular ou um que represente a cultura indígena em geral para um olhar abrangente sobre a arte desses povos.

Colares com ponta de flecha

Dê uma ponta de flecha para cada criança (elas podem ser adquiridas pela internet ou em lojas de artesanato). Também providencie um cordão de 70 cm e vários contas redondas de plástico para cada criança. Enrole o centro do cordão na ponta de flecha, formando um X. Faça um nó prendendo os dois lados na parte de trás da ponta de flecha. Passe uma conta por cada ponta do cordão no topo da ponta de flecha. Adicione três miçangas em cada lado e amarre as pontas para terminar o colar.

Loading...

Braceletes de couro

Corte pedaços de couro sintético com 2,4 cm de largura e 30 cm de comprimento. Coloque fechos nas pontas do bracelete, para que ele se feche ao redor do pulso da criança. Permita que as crianças desenhem símbolos indígenas na parte de cima das faixas de couro com um lápis. Eles podem depois colorir os desenhos com tinta acrílica e pincéis pequenos. Deixe a tinta secar por uma hora antes de as crianças os usarem.

Colar kokopelli

Para ensinar sobre índios de outros países, faça um colar kokopelli com as crianças, um famoso ícone dos índios nativos americanos que parece uma pessoa com cabelo espetado tocando um instrumento de sopro. Corte um retângulo com bordas arredondadas de um plástico que encolha no forno. Desenhe o contorno da figura do kokopelli no retângulo. Pinte o fundo de preto e a figura da cor que quiser. Faça o modelo mais ou menos duas vezes maior do que o projeto final. Faça um furo no topo do retângulo. Ponha no forno de acordo com as instruções do pacote. Quando o modelo esfriar, passe um cordão pelo buraco para formar um colar.

Pulseira de macarrão

Corte um rolo de papel higiênico em partes de 5 cm de largura. Remova um pedaço do rolo para formar um semicírculo que caiba no pulso da criança. Cubra o tubo com papel-alumínio, colando-o. Pinte os macarrões (penne ou manicotti, por exemplo) com tinta turquesa. Quando a tinta secar, cole os tubinhos na superfície da pulseira. Este é um artesanato indígena muito popular.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...