O que os blocos de montar ensinam para as crianças?

Escrito por melissa gagnon | Traduzido por graciana brum
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O que os blocos de montar ensinam para as crianças?
Blocos de montar dão às crianças uma alternativa para contagem nos dedos (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Ensinar matemática com materiais manipuláveis é considerada uma boa prática para professores do ensino fundamental. Brinquedos manipuláveis envolvem as crianças em uma atividade e transformam a matemática em uma atividade manual. Blocos de montar são brilhantes, coloridos e de plástico, podem ser empilhados juntos e se separam facilmente. Estão disponíveis em 10 cores e podem ser usados em diferentes lições de matemática para ensinar uma variedade de conceitos matemáticos.

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Senso numérico

Atividades que envolvem contagem, agrupamento e comparação de quantidades ajudam as crianças a desenvolverem o senso numérico. Blocos de montar podem ajudar a aprender sobre as relações entre os números de uma forma visual e manual. Um aluno pode contar com grupos de blocos de montar e empilhar cada grupo para comparar quais quantidades são maiores e menores. Os alunos podem usar os cubos para aprenderem a saltar na contagem por empilhamento dos blocos em grupos de dois, cinco ou 10, em seguida, referindo-se aos grupos em que pularam a contagem. Ser capaz de processar visualmente atividades de contagem é útil para as crianças que lutam com senso numérico.

Casas decimais

Blocos de montar podem ser usados para ensinar os alunos sobre os conceitos de base 10 e casas decimais. Os alunos podem empilhar 10 cubos juntos para um bloco de base 10, então pode usar cubos simples para representar o número na casa das unidades. Por exemplo, os alunos mostram-lhe o número 14 usando um bloco de cubos empilhados na base 10 e quatro cubos individuais. Discuta como o número é escrito usando um a um no lugar das dezenas e quatro na casa das unidades. O bloco de base 10 pode ajudar os alunos a compreenderem porque há um bloco ao invés de 10 (a base 10 simboliza 10 cubinhos).

Padronização

A padronização pode ser feita com cubos de montar usando cartões padrão ou pedindo aos alunos para fazerem seus próprios padrões. Faça seus próprios cartões padrão, desenhando quadrados coloridos em tiras de frases que combinam com as cores dos cubos que você tem. Comece com padrões simples, como ABAB ou ABCABC. Quando os alunos se tornarem mais avançados, crie padrões complexos para desafiá-los. Se você pedir aos alunos para criarem seus próprios padrões, eles podem criar padrões usando as cores do cubo ou o número de cubos que estão em uma pilha. Deixe-os trabalhar em grupo e veja que tipos de padrões podem criar.

Correspondência um a um

Correspondência um a um é quando um aluno pode corresponder a um objeto com outro objeto, fazendo conjuntos iguais. Por exemplo, um guardanapo por cada pessoa em um jantar, uma palmilha para cada pé ou um número para cada objeto a ser contado. Esta habilidade é importante para contar e desenvolver o sentido do número. Peça aos alunos para contarem grupos de cubos para trabalhar essa habilidade. Eles devem tocar cada cubo e dizer um número para cada um. Os alunos também podem praticar esta habilidade colocando cubos em caixas de ovos ou forminhas. Eles devem colocar um cubo em cada compartimento para exibir 12 cubos. Faça cartões com números diferentes para correspondê-los, usando etiquetas ou selos. Por exemplo, exibir o número oito com oito adesivos de estrelas e o aluno pode colocar oito cubos no cartão.

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