Bolas de lavar roupa vs. amaciantes

Escrito por annie lee tatum | Traduzido por diego silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Bolas de lavar roupa vs. amaciantes
As bola de lavar roupa possuem tanto vantagens quanto desvantagens quando comparadas a amaciantes (laundry image by timur1970 from Fotolia.com)

Bolas de lavar roupa são esferas de plástico com pontas que deve ser adicionado a roupa de lavar enquanto ela seca na máquina, para ajudar a amaciá-las , tipicamente feito pelo uso de amaciantes líquidos (adicionados no ciclo de lavagem) ou toalhas de papel para secagem. Essas esferas são geralmente citadas como alternativa rentável aos componentes químicos e irritantes achados nos amaciantes.

Outras pessoas estão lendo

Compostos químicos

Amaciantes funcionam eliminando a eletricidade estática ao depositar uma camada de compostos de amônio. Isso resulta em uma carga positiva, que faz com que as extremidades dos tecidos repelem uma a outra, ao invés de grudarem. Além disso, os amaciantes geralmente possuem perfume, que também gruda no tecido em uma camada, deixando uma fragrância. Muitos consumidores acham esses produtos químicos indesejáveis e querem evitá-los. Algumas bolas de lavar são feitas de PVC, um produto químico conhecido por emitir biprodutos potencialmente perigosos. Modelos livre de PVC estão disponíveis mas podem ser mais difíceis de encontrar.

Custo

Pelo motivo das bolas de lavar serem compradas tipicamente uma vez apenas, consumidores podem evitar compras repetitivas de agentes amaciantes mais caros. Muitos consumidores descobriram que é necessário de seis a oito bolas para alcançar um efeito parecido com o dos amaciantes; isso pode se traduzir em investimento inicial mais pesado que o antecipado (por volta de 60 a 80 reais). As bolas geralmente fornecem um tempo de secagem menor que pode ser interpretado como economia de energia. Os consumidores devem estar atentos que esse produto pode não durar para sempre, já que suas pontas podem eventualmente se deteriorar e quebrar, criando a necessidade de uma reposição. Geralmente elas possuem uma vida útil de 1000 lavagens, a maioria possui garantia de 2 anos ou uma garantia de dinheiro de volta.

Fragância

Os amaciantes cobrem os tecidos com uma camada fina de perfumes químicos que podem ser tóxico ou irritantes, até mesmo cancerígenos. Produtos químicos que entram em contato com a pele tendem a entrar no fluxo sanguíneo humano via absorção, de acordo com a página naturalnews.com. Até mesmo as bolas de lavar feitas de PVC não possuem perfumes químicos, que você deseja evitar a absorção de fragrâncias artificiais, as bolas de lavar podem ser uma alternativa viável para os amaciantes.

Prevenindo a energia estática e a rigidez

De acordo com as classificações dos usuários na página Amazon.com, de seis a 8 bolas de lavar por lavagem são tipicamente relatadas como a quantidade necessária para se retirar a energia estática das roupas. Porém, esses resultados podem ser resultado do afofamento pelo fato de se ter qualquer objeto limpo na máquina para impedir a formação de pelotas, ou a aglomeração de tecidos que rolam para apenas uma direção. Os amaciantes funcionam cobrindo o tecido com íons positivamente carregados (achados em compostos de amônio) que os carregam com cargas iguais que repelem umas as outras, logo reduzindo a aderência estática. Já que as bolas não possuem nenhuma camada química, elas pecam em propriedades inerentes que dão aos tecidos sua capacidade de combater a energia estática.

Ruídos

As bolas de lavar são tipicamente feitas de plástico duro e resistente. É possível antecipar que a ação de uma bola de plástico dura movendo-se dentro de uma máquina de lavar em funcionando vai gerar ruídos. Dependendo e onde a máquina está situada, isso pode virar um incômodo menor, algo que você nunca irá notar ou uma grande inconveniência. Algumas bolas de lavar feitas de plástico mais flexível estão disponíveis no mercado, esses modelos reduzem os ruídos e podem prolongar a utilidade dos tecidos. Os amaciantes não produzem este problema

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível