A melhor forma de limpar o feltro de uma mesa de sinuca

Escrito por steve brachmann | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A melhor forma de limpar o feltro de uma mesa de sinuca
As mesas de sinuca, utilizadas para jogar bilhar/sinuca, podem ser consideradas móveis finos, e uma manutenção adequada ajuda a preservar o acabamento da madeira e suavizar a superfície da mesa

Muitos lares brasileiros, além de bares e estabelecimentos de entretenimento, possuem mesas de sinuca. Esses equipamentos, utilizadas para jogar bilhar/sinuca, podem ser considerados móveis finos, e uma manutenção adequada ajuda a preservar o acabamento da madeira e suavizar a superfície da mesa. O feltro verde da mesa é construído com um tipo de lã penteada, conhecida como baeta. Esta, devido ao uso, se estraga muito mais fácil do que a madeira. Aqui estão algumas dicas para manter a superfície verde de sua mesa de sinuca funcionando por mais tempo.

Outras pessoas estão lendo

Limpeza de feltro

Os fios grossos e ásperos de feltro de uma mesa de sinuca são perfeitos para capturar grandes quantidades de poeira, sujeira e giz. Essas substâncias corrosivas podem quebrar as fibras do feltro e, ao longo do tempo, deixar a superfície mais enfraquecida.

Um aspirador a vácuo para estofados é ideal para a limpeza de mesa de sinuca. Coloque a força do vácuo mais ou menos na metade e arraste ao longo da mesa de ponta a ponta, como se estivesse cortando um gramado. Faça a aspiração sempre na mesma direção. Se você perceber que o feltro estiver sendo sugado para para dentro do aspirador, diminua o poder do vácuo, pois isso pode esticar o feltro e tornar a superfície desigual. A aspiração deve ser realizada após cada uso da mesa, ou pelo menos uma vez por semana.

Lavagem da bola

Mesmo após a limpeza do feltro, uma grande quantidade de pó pode ser transmitida para a mesa através das bolas. O taco também pode deixar marcas de giz no feltro, e outras bolas podem abrigar poeira suficiente para sujar a mesa. As bolas podem ser limpas esfregando-as com um pano de microfibra, que removerá a poeira e o giz. O taco de sinuca deve ser limpo depois de cada jogo, e todas as bolas devem ser limpas após cada sessão.

Outras dicas de manutenção

Algumas regras básicas podem reduzir drasticamente o risco de danificar sua mesa de sinuca. Não sente ou coloque qualquer peso grande sobre ela ou suas tabelas. Muitas tabelas são colados na mesa e poderão quebrar se uma pessoa estiver descansando todo o peso sobre elas.

Compre bolas que construídas com um acabamento de resina fenólica. Como as bolas atingem as outras em alta velocidade, o atrito causado pelo impacto pode causar um pequena faísca, chegando a atingir os 200 ºC. Embora rápido, o calor intenso pode causar uma ligeira queimadura na resina da bola e até mesmo queimar a superfície da mesa. As marcas brancas em uma mesa de sinuca podem ser resultado dessas queimaduras. A resina fenólica resiste ao calor causado pela fricção, podendo impedir queimaduras na bola e no feltro.

Recomenda-se que um técnico em mesas de sinuca inspecione a sua no primeiro ano. Entre outras coisas, ele irá verificar as condições da superfície, desgastes excessivos no feltro, as tabelas e desníveis na superfície.

Superfícies de sinucas bem cuidadas podem durar anos, mas terão que ser substituídas algum dia. Ao substituir a camada de feltro de sua mesa de sinuca, procure um tecido que tenha um peso mínimo de 500 g, em média, por metro. Um tecido mais pesado ou mais grosso durará por mais tempo do que um fino.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível