Mais
×

Como fazer borda de tecido para um tapete

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se a sua casa tem áreas com tacos, laminada ou qualquer outro tipo de chão, tapetes de acento podem durar muito. Tapetes decorativos são uteis na casa porque ajudam a finalizar a decoração de um cômodo e também a ajudar a manter seus pés quentes nos meses de inverno. Apesar de a maioria dos tapetes já virem com uma borda, ela pode se desgastar com o tempo. Ou, caso já tenha feito o seu tapete, você vai precisar aplicar uma borda para finalizar seu trabalho.

Instruções

Uma borda dá a seu tapete um visual mais bonito (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Corte quatro faixas do material de sua borda. As faixas devem ser da largura desejada mais 1,5 cm para acomodar a margem da costura. Cada faixa deve ser tão longa quanto os lados do tapete, mais 1,5 cm.

  2. Dobre as extremidades de cada faixa 0,75 cm de dois lados. Use um ferro para passar as dobras. Depois, dobre as faixas pela metade e passe o ferro novamente. Repita o processo para as três bordas das faixas restantes. Finalmente, dobre as pontas de suas faixas 0,75 cm e use o ferro outra vez.

  3. Coloque todas as faixas dobradas nas extremidades do tapete onde devem ficar. Alfinete-as no lugar e use sua máquina de costura para costurar 0,75 cm de distância da extremidade interior de cada faixa.

  4. Costure cada faixa longitudinalmente até que a borda tenha sido presa à extremidade do tapete. Não se esqueça de tirar os alfinetes enquanto costura.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Tecido de algodão
  • Tesouras
  • Ferro
  • Alfinete
  • Máquina de costura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article