Mais
×

Como bordar o seu nome em um chapéu

Atualizado em 16 fevereiro, 2017

Bordados são uma ótima maneira de personalizar roupas e acessórios como bolsas e chapéus. É possível acrescentar um nome à parte da frente ou de trás de um chapéu ou boné para uso próprio ou para dar de presente. Pesquise várias fontes diferentes no computador ou desenhe a sua própria em papel antes de bordar seu chapéu. As fontes mais simples podem ser bordadas à mão, por isso não há necessidade de comprar máquinas caras.

Instruções

É possível bordar desenhos simples à mão sem usar máquinas caras (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Escreva o nome que deseja bordar usando a fonte escolhida em um pedaço de papel. As letras devem ser grossas o bastante para serem vistas quando estiverem bordadas no chapéu. Use um lápis para tecido ou canetinha lavável para transferir o nome para o chapéu. Coloque o papel sobre o chapéu para saber onde colocar o nome.

  2. Corte um pedaço de tecido para cobrir o seu bordado na parte de dentro do chapéu no local onde será feito o bordado. Se possível, passe o tecido para fixá-lo no lugar. O excesso poderá ser cortado depois que tiver acabado de bordar. O bordado deve atravessar o chapéu e o tecido.

  3. Prenda a parte do chapéu que será bordada no bastidor. Caso não tenha um bastidor ou não for possível prender o local que será bordado em um, estique bem o tecido com os dedos ao bordá-lo.

  4. Passe três ou quatro fios da linha para bordar pela agulha. Faça um nó na ponta. Coloque a agulha na parte de cima ou de baixo do lado esquerdo do desenho e comece a bordar. Passe a agulha do lado de dentro do chapéu para o de fora de maneira que o nó fique do lado de dentro.

  5. Borde as letras com a linha para bordado. Continue seguindo a linha da primeira letra fazendo pontos horizontais até que toda a letra esteja coberta. Passe a agulha pela borda da letra e depois pela outra borda. Puxe a linha o suficiente para que os pontos fiquem firmes e rentes ao tecido sem repuxá-lo.

  6. Continue bordando as outras letras desenhadas no chapéu até que estejam totalmente cobertas com a linha. Caso precise de mais linha no meio do processo, certifique-se de que o último ponto da linha seja feito no lado de dentro do chapéu e dê um nó antes de começar a usar outro pedaço de linha.

O que você precisa

  • Papel
  • Caneta
  • Lápis para tecido
  • Agulha
  • Linha para bordar
  • Bastidor pequeno para bordado
  • Tecido para o verso
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article