Mais
×

Como fazer bordas de madeira para acabamento

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As bordas de madeira são uma parte essencial na fabricação de armários e móveis de madeira. A maioria dos armários e objetos de marcenaria é feito de madeira de compensado devido à sua versatilidade e flexibilidade. A madeira compensada é superior à madeira maciça em alguns casos, mas a madeira compensada tem uma borda áspera, nada atraente. Ao fazer bordas de madeira maciça da mesma espécie de material como as da madeira compensada, você pode esconder a beirada colando, apertando ou pregando-a na extremidade bruta da madeira compensada. Para projetos de carpintaria mais fina, lixe as bordas até 2 mm, ou mesmo a 0,8 mm para dobrá-las ao redor dos cantos.

Instruções

A extremidade da borda é usada em prateleiras (cd shelf image by Michal Ciucias from Fotolia.com)

    Bordas da prateleira

  1. Ajuste a lixadeira de banda larga em 22 mm e passe-a ao longo de toda a tábua. Regule a lixadeira para 20 mm e passe-a do outro lado.

  2. Ajuste o gabarito da serra de bancada em 16 mm à parte externa da lâmina da serra. Passe a tábua pela da serra. A parte exterior é a faixa da borda, coloque-a de lado quando pender frouxamente

  3. Reajuste a regulagem do gabarito da serra movendo-o para sua esquerda 10 mm e passe a tábua novamente. Repita movendo o gabarito para a esquerda até que a tábua esteja cortada em oito partes com 10 mm de espessura cada.

  4. Ajuste a lixadeira em 8 mm e passe-a ao longo de todas as peças. Regule a lixadeira em 6 mm para o revestimento do armário e 20 mm para o uso nas prateleiras.

    Bordas flexíveis

  1. Ajuste a lixadeira de banda larga em 5 mm e passe quatro peças de faixa de prateleira de 6 mm por ela. Regule a banda larga para 3 mm e passe as tábuas outra vez.

  2. Reajuste a lixadeira em 1,5 mm e passe novamente as tábuas.

  3. Verifique as especificações da lixadeira. Se a lixadeira permitir, reajuste a lixa em 0,8 mm e passe as tábuas novamente, até mesmo para faixas mais finas que podem dobrar em um raio mais apertado.

O que você precisa

  • 1 tábua de amieiro [ou outra madeira de baixa densidade de 10 x 180 x 23 cm
  • Serra de bancada
  • Lixadeira de banda larga
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article