Mais
×

Como fazer um borrifador ativado pelo movimento

Atualizada July 20, 2017

Um sensor de movimento é um aparelho eletrônico bastante complicado de se fazer do zero, especialmente se ele tiver que ser ativado a grandes distâncias e integrado com um equipamento externo como um borrifador. Felizmente, luzes de segurança com sensores embutidos são baratos de se comprar e fáceis de instalar e podem ser adaptados para ativar um borrifador em vez de acender uma lâmpada. Isso pode ser bastante útil para manter gatos e aves longe da piscina ou do jardim, promovendo uma defesa humana e efetiva.

Instruções

Mantenha visitantes indesejados longe do jardim com um borrifador ativado por movimento (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)
  1. Instale uma lâmpada detectora de movimento do lado de fora da sua casa de acordo com as instruções de instalação dadas pelo fabricante. Ela precisa estar posicionada de forma que o sensor esteja na área que você deseja que o movimento seja detectado e ative o borrifador. Ela precisa também estar em algum lugar que você possa conectar a uma tomada. Muitas lâmpadas detectoras de movimento são montadas na parede, o que significa que você terá que furar a parede da sua garagem ou casa para instalá-la. Não importa onde você fixe a lâmpada, contanto que ela seja conectada à rede elétrica e esteja perto o bastante da área alvo. Teste se a lâmpada liga quando há movimento e mova-a se não funcionar.

  2. Desconecte a lâmpada da eletricidade ou desligue a caixa de fusíveis para cortar a eletricidade. Remova a lâmpada do soquete e encaixe o conversor de soquete de luz para o da tomada. Este é um aparelho simples, disponível na maioria das lojas de material de construção, que tem um conector na parte de cima e um encaixe embaixo como uma lâmpada. Parafusá-lo no lugar de um soquete de lâmpada significa que você pode usar a lâmpada para gerar energia para outro aparelho em vez de uma lâmpada.

  3. Verifique se os painéis da lâmpada deslizam para fora ou se precisam ser retirados. Se este for o caso, remova o painel e fure uma das extremidades com o buraco passando pela extremidade. Assim você pode inserir o cabo pela lateral do painel e substituí-lo. Se isso não for possível, você vai ter que furar um buraco no painel, desparafusá-lo e remover o conector do cabo do borrifador, encaixar o fio pelo buraco no painel e reencaixar o conector antes de conectá-lo. Certifique-se de que você furou um buraco grande o bastante para o cabo.

  4. Sele o buraco com selador de silicone, passando a ponta do tubo em volta do espaço entre o plástico e o cabo enquanto você aperta de leve o tubo. Conecte o cabo do borrifador no conversor.

  5. Leia e siga as instruções do fabricante sobre a instalação do borrifador, já que eles podem variar de modelo para modelo. O borrifador vai precisar ser fixado a uma fonte de água através de uma mangueira e posicionado de forma que ele possa pegar água da área com problemas. Pode ser preciso, também, ser fixado ou enterrado no chão. Conecte o borrifador à fonte de água e a lâmpada à rede elétrica. Coloque o cronômetro da lâmpada no mínimo de acordo com as instruções do seu modelo particular.

  6. Teste para ver se o sistema funciona. Quando o detector de movimentos da lâmpada perceber algum movimento, ele vai ligar. Normalmente isso ligaria a luz, mas como ela está ligada a um borrifador, a eletricidade da lâmpada o ativa. Mova a lâmpada ou o borrifador se o sistema não está levando a água à área certa ou se não liga quando você deseja.

Coisas Necessárias

  • Sistema elétrico de borrifamento de 120 volts
  • Lâmpada detectora de movimento com cronômetro e painel de plástico, que não seja de vidro
  • Conversor de soquete de luz para tomada com o mesmo encaixe que a lâmpada
  • Furadeira
  • Tubo selador de silicone
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article