Se você coleciona recortes notáveis de jornais ao longo do tempo, mas não os deixa plastificados, provavelmente terá pelo menos alguns que se amarelam consideravelmente. É possível fazer com que eles pareçam novos, esbranquiçando-os sem afetar a tinta. O truque é usar uma solução alvejante suave, diluída, e deixar que os recortes sequem corretamente.
Instruções
-
Junte todos os seus recortes que você deseja alvejar e coloque-os em ordens do menos amarelado ao mais. Se possível, você também deve juntar outras seções dos mesmos jornais;será bom ter restos para testar a força da solução alvejante antes de aplicar em seus recortes mais importantes.
-
Em uma tigela média, crie uma solução que seja uma parte alvejante e cerca de 15 partes de água. Misture bem.
-
Pegue um pequeno pedaço de teste, do seu papel menos amarelado, e coloque na tigela. Afunde-o levemente de forma que toda a superfície esteja molhada. Deixe-o lá cerca de 10 minutos.
-
Remova a peça teste e coloque em papel de cera para secar. Quando estiver completamente seco, avalie a eficácia do alvejante. Se ainda estiver muito amarelo, sua solução precisa de mais alvejante, e você deve aumentar seu nível cerca de meia colher por vez. Se o papel estiver branco, mas a tinta estiver desbotada, sua solução precisa ser diluída em mais água, e você deve adicionar cerca de uma colher por vez.
-
Continue testando a solução conforme o necessário até atingir o equilíbrio adequado entre água e alvejante.
-
Molhe seus recortes menos amarelados, um por vez, durante 10 minutos cada. Depois de remover cada recorte, enxágue-o sob água corrente e coloque em uma superfície plana de papel de cera para secar completamente.
-
Quando for alvejar os recortes mais amarelados, acrescente um pouco mais de alvejante à solução e misture antes de molhar. Repita o processo de enxágue e secagem no papel de cera para cada recorte.
-
Depois que todos os recortes tiverem secado, manuseie-os cuidadosamente de forma que fiquem planos e protegidos. Eles parecerão melhor, mas estarão levemente mais frágeis.