Mais
×

Como branquear recortes de jornais amarelados

Atualizada February 21, 2017

Se você coleciona recortes notáveis de jornais ao longo do tempo, mas não os deixa plastificados, provavelmente terá pelo menos alguns que se amarelam consideravelmente. É possível fazer com que eles pareçam novos, esbranquiçando-os sem afetar a tinta. O truque é usar uma solução alvejante suave, diluída, e deixar que os recortes sequem corretamente.

Instruções

Recuperando jornais amarelados (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Junte todos os seus recortes que você deseja alvejar e coloque-os em ordens do menos amarelado ao mais. Se possível, você também deve juntar outras seções dos mesmos jornais;será bom ter restos para testar a força da solução alvejante antes de aplicar em seus recortes mais importantes.

  2. Em uma tigela média, crie uma solução que seja uma parte alvejante e cerca de 15 partes de água. Misture bem.

  3. Pegue um pequeno pedaço de teste, do seu papel menos amarelado, e coloque na tigela. Afunde-o levemente de forma que toda a superfície esteja molhada. Deixe-o lá cerca de 10 minutos.

  4. Remova a peça teste e coloque em papel de cera para secar. Quando estiver completamente seco, avalie a eficácia do alvejante. Se ainda estiver muito amarelo, sua solução precisa de mais alvejante, e você deve aumentar seu nível cerca de meia colher por vez. Se o papel estiver branco, mas a tinta estiver desbotada, sua solução precisa ser diluída em mais água, e você deve adicionar cerca de uma colher por vez.

  5. Continue testando a solução conforme o necessário até atingir o equilíbrio adequado entre água e alvejante.

  6. Molhe seus recortes menos amarelados, um por vez, durante 10 minutos cada. Depois de remover cada recorte, enxágue-o sob água corrente e coloque em uma superfície plana de papel de cera para secar completamente.

  7. Quando for alvejar os recortes mais amarelados, acrescente um pouco mais de alvejante à solução e misture antes de molhar. Repita o processo de enxágue e secagem no papel de cera para cada recorte.

  8. Depois que todos os recortes tiverem secado, manuseie-os cuidadosamente de forma que fiquem planos e protegidos. Eles parecerão melhor, mas estarão levemente mais frágeis.

Dicas

  • Uma vez que esbranquiçado um recorte, considere plastificá-lo para preservar a cor.

Avisos

  • Manuseie os recortes úmidos com cuidados, pois eles se rasgam facilmente.

Coisas Necessárias

  • Recortes velhos de jornais
  • Alvejante
  • Água
  • Tigelas
  • Colheres
  • Xícara de medida
  • Papel de cera
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article