Brincadeiras tradicionais de São João

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Brincadeiras tradicionais de São João
As festas juninas foram herdadas da época do Brasil Colônia (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

É tempo de São João, arraial, quadrilha, bandeirinhas coloridas e quitutes caipiras. A festa junina chegou e, com ela, uma série de brincadeiras anima o tradicional evento comemorado religiosamente durante todo o mês de junho. O registro de brincadeiras como a pescaria, a cadeia, a corrida do saco ou o correio elegante surge junto ao aparecimento das primeiras festas juninas, que chegaram ao país durante a época do Brasil Colônia. De lá pra cá, as brincadeiras foram adaptadas para estimular a interação entre adultos, idosos e crianças. Conheça as curiosidades das principais brincadeiras juninas e boa festa!

Outras pessoas estão lendo

Correio Elegante

O serviço especial de correio nas festas juninas já juntou muitos casais pelo Brasil. O correio elegante é basicamente a entrega de mensagem anônimas durante a festa. Geralmente uma pessoa fica encarregada de facilitar o serviço. Mas se a festa for muito grande, um grupo de pessoas pode ser responsável por entregar as mensagens. Em cartões coloridos, tradicionalmente em forma de coração, os foliões escrevem mensagens de amor para seus pretendentes. Em época de internet, alguns sites fazem a troca de correspondência em tempo real. Só tenha cuidado para não dançar a quadrilha com o celular na mão.

Brincadeiras tradicionais de São João
O correio elegante das festas juninas é dos responsáveis por juntar novos casais durante o arraial (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Pescaria

A divertida pescaria se estabeleceu como uma brincadeira tradicional e está presente na maioria das festas juninas. A diversão está em sua simplicidade. Em um pequeno tanque coberto por água (ou areia), peixinhos de cartolina ou de plástico flutuam, cada um com seu respectivo número. O convidado deve pescar a argola de cada peixe com uma vara improvisada. Depois, basta olhar o número do peixe e receber o prêmio correspondente. A brincadeira lembra um costume tradicional da cultura caipira: a pescaria de rio. Ao contrário dos outros jogos na festa, todo mundo ganha ao menos um prêmio.

Brincadeiras tradicionais de São João
Em tanque de água ou de areia, a pescaria é uma das brincadeiras mais divertidas da festa (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Corrida do Saco

Entre as brincadeiras mais engraçadas da festa junina está a tradicional corrida do saco. Nessa modalidade de corrida, os participantes se alinham dentro de um saco de farinha. Depois da largada, eles devem ir pulando até a reta final. A disputa pode ser feita de várias formas, seja em ida e volta ou em duplas, por exemplo. Ao dividir o saco ao lado de outro participante, costumam ocorrer muitos tombos que divertem os convidados que não estão na corrida. O difícil é se manter de pé no final.

Brincadeiras tradicionais de São João
Na típica corrida do saco, ganha quem conseguir se manter de pé até a linha de chegada (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Cadeia

A cadeia da festa junina foi criada com o propósito de juntar casais durante o evento. Funciona assim: em um lugar isolado, geralmente cercado por barras de papelão ou mesmo cadeiras, alguns convidados são presos por alguns minutos. Com o passar do tempo, a brincadeira foi virando mais divertida. Para sair da cadeia, o preso pode entregar uma fichinha ou deve pagar algum mico: uma dança, cantoria ou imitação de alguém famoso. Os micos variam de lugar para lugar. A verdade é que, complementando o correio elegante, os minutos na cadeia podem ajudar a unir muitos casais.

Brincadeiras tradicionais de São João
Na festa junina, a cadeia é de brincadeira (Comstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível