Brincadeiras de verão para crianças em idade pré-escolar

Escrito por cristel wood | Traduzido por andré schwarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Brincadeiras de verão para crianças em idade pré-escolar
O verão é a época ideal para sair de casa e se divertir um pouco (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Há várias atividades de verão que ajudam as crianças de idade pré-escolar a desenvolver habilidades de aprendizado, de trabalho em equipe e a criatividade. Os verões, na maioria dos lugares, são repletos de dias ensolarados que são perfeitos para sair de casa e participar de atividades divertidas, competitivas e educativas.

Outras pessoas estão lendo

Bambolês

Coloque vários bambolês ao longo do quintal para fazer uma pista de obstáculos e faça com que as crianças os desviem andando de bicicleta ou velotrol. Se a criança ainda não puder andar de bicicleta ou velotrol, faça-a correr ao longo do percurso ou pular de um bambolê para outro como se estivesse brincando de amarelinha. Outra ideia é segurar os aros na vertical e jogar neles bolas comuns ou de meia. As crianças podem até se arrastar através de um túnel de argolas verticais.

Tinta de calçada

Faça uma tinta de calçada que não causa danos ao meio ambiente ao misturar uma parte de amido de milho com outra de água. Coloque também corante alimentar para dar cor. Deixe então os alunos desenharem nas calçadas e garagens ou até mesmo um campo de amarelinha ou um percurso com obstáculos. Depois de acabada a brincadeira, jogue água nas áreas para remover as tintas. Amido de milho e água são totalmente naturais e não causarão danos às plantas próximas nem contaminarão a água ou o solo com produtos químicos.

Criar insetos em uma garrafa

Lave e enxugue bem uma garrafa de refrigerante de 2 l. Troque a tampa dela e corte um retângulo perto de uma das pontas. Coloque a garrafa na horizontal, com o retângulo virado para cima e coloque terra por dentro para dar peso. Coloque também plantas, pedras e galhos para que os insetos tenham onde se abrigar. Corte um pedaço de rede grande o suficiente para cobrir o buraco e desafie as crianças a coletar insetos para povoar o terrário. Coloque, por fim, a rede no buraco e prenda-a com a fita adesiva para que os insetos tenham ar o suficiente. Faça com que os insetos tenham também bastante água e comida.

Caça ao tesouro

Pinte algumas pedrinhas de prateado ou dourado com tinta spray e esconda-as na areia. Dê pazinhas às crianças e desafie-as a encontrar o tesouro escondido. É possível inclusive desenhar um mapa do tesouro para ajudá-las. Outra possibilidade é enterrar pequenos brinquedos ou outros objetos em vez de pedras pintadas. Se as crianças não estiverem conseguindo encontrar o tesouro, dê pistas ou brinque de "quente ou frio" para ajudar.

Bolhas

Enfie um canudo na parede de um copo de papel, perto de sua base, para que as crianças brinquem de fazer bolhas. Corte o buraco do canudo com antecedência e faça com que o canudo fique bem preso. Encha um quarto do copo com uma mistura de água e sabão e faça as crianças assoprarem para fazer bolhas. Outra sugestão seria fazer um feixe de 3 a 6 canudos, prendendo-os com elásticos. As crianças podem mergulhar uma das pontas do feixe na mistura e soprar pela outra ponta para fazer bolhas. Uma proporção recomendada para a mistura é de uma xícara de detergente líquido para cada meia xícara de água. Lembre-se de usar somente detergentes atóxicos.

Blocos de gelo

Faça blocos de gelo ao colocar caixas de leite cheias de água no congelador, deixando congelar ao longo da noite. O tamanho e a forma de cada bloco irá variar de acordo com a caixa utilizada. Coloque algumas gotas de corante alimentar na água antes de congelar para obter blocos coloridos. As crianças poderão brincar empilhando-os de várias formas. Para aprimorar a diversão, coloque um pequeno brinquedo dentro do bloco de gelo.

Borrifar água com uma garrafa

Faça vários furos em torno da base de uma garrafa de refrigerante limpa de 2 l. Parafuse a tampa e diga às crianças submergirem a garrafa e assistir as bolhas aparecerem conforme a garrafa for se enchendo. Quando ela estiver cheia, elas poderão retirá-la e brincar de se refrescar com a água que sai dos furos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível