Mais
×

Por que meu cachorro come grama e vomita?

Existem várias teorias sobre o porquê dos cães comerem grama. Uma das explicações mais comuns é que eles o fazem para vomitar. No entanto, eles comem a grama para forçar o vômito ou vomitam por que estão comendo a grama? Talvez a resposta dessa pergunta nunca seja encontrada.

Muitos cães amam comer grama (brown dog on grass image by Janet Wall from Fotolia.com)

Visão de especialistas

Na natureza, os canídeos selvagens, como lobos e raposas, sobrevivem caçando e comendo suas presas, muitas das quais são herbívoras. Quando ingerido, o animal não só processa a carne, mas também consome uma quantidade de grama e plantas digeridas encontradas nos intestinos das presas, segundo Holly Frisby, uma veterinária epidemiologista na empresa Drs Foster & Smith.

Lobos comem suas presas inteiras, junto da grama digerida (wolf image by Melissa Schalke from Fotolia.com)

Efeitos

Embora não haja uma maneira de determinar se os cães procuram a grama para vomitar e se sentirem melhor, assim como um humano utiliza um antiácido, a grama parece ter a capacidade de causar o vômito em um cachorro. De fato, eles parecem se interessar na grama quando sentem dor de estômago. Ela se liga ao material ofensivo e age como um irritante, fazendo com que o animal vomite, segundo Celia Feiler, DVM no Winston Veterinary Hospital, na Carolina do Norte.

Os cães procuram a grama quando sentem dor de estômago (dog image by Michal Tudek from Fotolia.com)

Benefícios

Além de ajudar os cães a aliviarem a dor de estômago, a grama também contém vários nutrientes benéficos para os animais. Ela é uma boa fonte de fibra e pode beneficiar cachorros que sofrem de problemas digestivos devido a uma dieta rica em proteínas. A grama também contém vitamina E, que é um bom antioxidante, além da niacina e outras vitaminas do complexo B conhecidas por ajudar no metabolismo, estimular o sistema nervoso e manter a pele dos animais saudável, segundo o site VetInfo.com.

Advertência

Embora a grama possa ser saudável para os cães, os donos são responsáveis por garantir que seus animais comam um tipo saudável de grama, mantendo-a livre de pesticidas e fertilizantes tóxicos. Outro passo importante é inspecionar e garantir que não haja plantas tóxicas que pareçam com a grama nos jardins ou plantas com espinhos, pois os cães podem mordê-las acidentalmente.

Garanta que seu jardim esteja livre de pesticidas (grass image by green308 from Fotolia.com)

Prevenção e solução

Às vezes, os cães vomitam após comer grama porque consomem uma quantidade muito grande. Embora o alimento principal desses animais seja a carne, deve-se considerar que eles são onívoros e também gostam de vegetais. Um cão com uma dieta exclusiva de ração terá vontade de comer outras coisas. Se ele desenvolver uma tendência a comer muita grama, adicione algumas alternativas à sua dieta, como brócolis ou vagens, aconselha o site Vetinfo.com.

Os vegetais também beneficiam os cães (broccoli image by timur1970 from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article